Cozinha piloto prepara 11 mil refeições diariamente - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Cozinha piloto prepara 11 mil refeições diariamente

22 de Maio de 2019 - EDUCAÇÃO

Por: Assessoria de Imprensa


Cozinha piloto prepara 11 mil refeições diariamente

A Secretaria da Educação da Prefeitura de Tupã mantém a Cozinha Piloto que prepara e entrega diariamente 11 mil refeições para escolas municipais, estaduais e de período integral do município.

A cozinha possui 31 funcionários, sendo três na área administrativa, dois nutricionistas, três motoristas, três ajudantes de motorista, dois padeiros, dois auxiliares de atividades gerais na limpeza interna, dois na limpeza externa, três no pré preparo de verduras e legumes e 11 na produção das refeições.

A Coordenadora da Cozinha Piloto, Patrícia Simões, destaca sobre o funcionamento. “Oferecemos dois tipos de serviços, o centralizado que é o preparo das refeições na própria Cozinha Piloto e a distribuição para as unidades escolares, escola de segundo turno e o projeto pequerrucho (Fepasa). Já o serviço descentralizado foca nas Creches e Escolas dos Distritos de Parnaso, Universo e Varpa dos quais recebem os cardápios e os alimentos da Cozinha Piloto e produzem suas próprias refeições de acordo com cardápio”, disse.

O Prefeito Ricardo Raymundo, falou sobre a importância da cozinha piloto. “A cozinha piloto é exemplo e modelo quando se fala em boas práticas no trato dos alimentos e cumprimento da legislação específica, relacionada à forma de escolha, recebimento, armazenamento, preparo e distribuição das refeições, além da higiene, limpeza e infraestrutura. É um excelente projeto”, falou.

 

Agricultura Familiar

Todos os produtos utilizados na produção da merenda saem das pequenas propriedades rurais do município, através da ABT – Associação dos Bananicultores de Tupã.

O Presidente da entidade Fábio Rapussi, tem garantido que os agricultores entreguem uma alimentação de qualidade. “Somos uma associação com 54 associados que produzem agricultura familiar que participam dos programas governamentais para destinar produtos à merenda escolar”, disse.

Fábio fala ainda sobre a geração de emprego e renda, tanto no campo quanto na cidade. “É uma cadeia produtiva muito forte por sermos pequenos”, finalizou o presidente.

Fundada em 2004, a Associação dos Bananicultores de Tupã é uma entidade sem fins lucrativos, que visa à prestação de serviços como forma de contribuir para a utilização racional dos recursos naturais renováveis, fomentando e racionalizando as atividades agropecuárias e a defesa das atividades econômicas, sociais e culturais de seus associados.

Vale destacar que os alimentos são todos comprados mediante processo licitatório. Os hortifrutis são comprados através de chamada pública que temos que investir 30% da verba no Programa Nacional de Alimentação Escolar e são comprados de produtores do município através da Associação dos Bananicultores. Os alimentos chegam a Cozinha Piloto sadios e frescos.

 

A Cozinha Piloto

As refeições têm como objetivo atender as necessidades nutricionais dos alunos durante a permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar, assim como a formação de hábitos saudáveis.

A Cozinha Piloto também atende os alunos com necessidades nutricionais especiais, também tem um profissional Nutricionista que visita com frequência as escolas e creches para verificar de perto as necessidades dessas unidades. Também é feito anualmente um treinamento com todos os funcionários das unidades escolares, creches e Cozinha Piloto para um maior cuidado desde o recebimento dos alimentos, armazenamento, preparo e distribuição.

 

Precaução

Todas as escolas mantêm parte da merenda servida em embalagens plásticas  específicas por 72 horas, para que em caso de eventuais intoxicações alimentares nos alunos, possam ser periciados.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2019