Sistema Municipal de Avaliação Educacional será aplicada nas escolas - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Sistema Municipal de Avaliação Educacional será aplicada nas escolas

23 de Maio de 2019 - EDUCAÇÃO

Por: Assessoria de Imprensa


Sistema Municipal de Avaliação Educacional será aplicada nas escolas

A Secretaria Municipal de Educação realizará a primeira etapa do Sistema Municipal de Avaliação Educacional (SIMAE). As avaliações acontecem de segunda à sexta, no período de 27 a 31 de maio e serão aplicadas para os alunos do 1º ao 5º ano das unidades escolares pertencentes a Rede Municipal de Ensino.

Desde o ano de 2017 a Secretaria de Educação tem realizado várias avaliações do processo de ensino e aprendizagem em todas as escolas, visando obter um diagnóstico seguro dos métodos de ensino desenvolvidos em sala de aula e do aprendizado dos alunos.

Já no ano de 2018, por meio de resolução do secretário da pasta, foi instituído o SIMAE - Sistema Municipal de Avaliação de Aprendizagem, que será aplicado para todos os alunos matriculados na rede municipal de ensino até o ano de 2020.

O Secretario Municipal de Educação, Mauro Guerra, salientou que a aplicação do SIMAE foi uma grande conquista da educação municipal, pois com os resultados anteriores foi possível se ter um diagnóstico de toda a rede e traçar metas de melhorias no processo de ensino e aprendizagem.

“O SIMAE veio para atender a necessidade da realização de avaliação sistêmica em toda a rede de ensino, com parâmetros bem definidos, que possibilitam a realização de projeções sobre a qualidade do ensino e uma atuação mais eficaz da Secretaria em todas as escolas. Por isso, pedimos total atenção aos pais, cobrem seus filhos, incentivem a estudar e se preparar para este momento”, falou”.

Mauro ressalta ainda que as provas acontecem com base no ensino SESI, algo que veio para revolucionar ainda mais o processo educativo. “Essa é uma avaliação que além de avaliar o rendimento do aluno, verifica também o trabalho do professor e com isso podemos definir as táticas para mudar no segundo semestre”, concluiu.

 

SIMAE

O SIMAE visa examinar os alunos avaliando o domínio das competências e habilidades básicas previstas para o término de cada ano. Dentro da proposta do currículo municipal e consiste na aplicação de provas das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza (História e Geografia) e Produção Textual.

As avaliações são constituídas e aplicadas com cadernos de prova em conformidade com o ano e conteúdos abordados, possui o tempo de duração de 3h30, onde o aplicador obrigatoriamente não poderá ser o professor da sala, ocorrendo a troca entre os profissionais da unidade escolar ou entre as escolas da rede municipal de ensino.

Já a correção das avaliações fica a cargo da Secretaria Municipal de Educação, que poderá designar comissão formada por professores, coordenadores e vice-diretores da rede de ensino para auxiliar nos resultados.

 

Confira a tabela de provas da próxima semana:

 

DATA

PROVA

27/05

Produção de Texto

28/05

Língua Portuguesa

29/05

Matemática

30/05

Ciências da Natureza

31/05

Ciências Humanas





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2019