Alunos da Escola de Segundo Turno fazem pintura indígena em postes da cidade - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Alunos da Escola de Segundo Turno fazem pintura indígena em postes da cidade

28 de Maio de 2019 - EDUCAÇÃO

Por: Assessoria de Imprensa


Alunos da Escola de Segundo Turno fazem pintura indígena em postes da cidade

A Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura estão realizando o projeto de pintura que remete a cultura indígena local em diversos postes da cidade. Os trabalhos são desenvolvidos por alunos da Escola de Segundo Turno.

Durante o mês de abril, a secretaria da cultura pintou alguns postes na avenida em comemoração ao “Dia do Índio” e a partir desta ação definiu-se que as pinturas deveriam seguir a tradição dos traços indígenas, com suas características próprias.

Até o momento, o projeto foi realizado em postes na Av. Tamoios e na base de iluminação da Praça “Antônio Alves dos Santos”, localizada na Rua Domingos da Costa Lopes ao lado da Escola de Segundo Turno do Jardim UNESP.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Mauro Guerra, os participantes têm de 8 a 14 anos e os trabalhos seguem uma ordem pedagógica de aula. “Os trabalhos são realizados dentro da aula específica de artes, desse modo, há um período para terminar o que foi programado, mas deverá acontecer até meados do próximo mês nos postes e até início de agosto na Praça, considerando o período de férias”, falou.

O secretário Mauro falou ainda sobre as atividades já realizadas. “Na praça “Antônio Alves dos Santos”, a pintura foi intencional, uma vez que fica ao lado de uma Escola de Segundo Turno, o que as pessoas desejavam que ao lado da escola houvesse algo criativo, com cores que realçassem a praça, ou seja, é um projeto muito importante”, concluiu.

Vale destacar que antes de iniciar os trabalhos, os alunos recebem explicação do significado de cada pintura, cada desenho e forma, mostrando suas diferenças e em que momento era utilizado pelos índios em nossa região.

 

O projeto

 Na metodologia educacional da Escola de Segundo Turno a Arte tem destaque especial, seja através da música, da dança, do teatro e das artes visuais, a formas da beleza em diferentes vertentes, se traduzem na expressão artística de cada aluno.   Com professores competentes, que motivam a todos, fazendo-os participativos e não manipulados, com pensamento crítico, reconhecendo em si o seu valor.

As aulas são empolgantes e procura sempre não manter uma rotina em sala de aula, mas sim com diferentes ações, pois todos são estimulados a verem o mundo de uma forma diferente, respeitando toda forma de expressão, entendendo os diferentes pontos de vista, valorizando a criatividade em cada particularidade, e assim entendendo o valor da própria vida.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2019