Festival de Bandas e Fanfarras será realizado no dia 13 - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Festival de Bandas e Fanfarras será realizado no dia 13

05 de Junho de 2019 - CULTURA

Por: CULTURA


Festival de Bandas e Fanfarras será realizado no dia 13

O Festival de Bandas e Fanfarras, integrante do Prêmio Nacional de Artes e também uma atração do projeto Quinta com Arte, será realizado no dia 13 de junho, a partir das 19h no Espaço Cultural José Anselmo Filho – Zé Pretinho. Quatro bandas marciais da região marcarão presença no evento, além da Big Band tupãense.

O festival conta com a participação da Banda Marcial Municipal Maestro Antônio Boschin e Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro, representando Tupã; e também as bandas marciais de Queiróz/SP, Arco-Íris/SP e Bastos/SP.

O secretário municipal de Cultura, Renato Gonzalez, destacou a importância do evento, parabenizou a participação e convidou a população para conhecer e prestigiar os trabalhos da Banda Marcial Municipal Maestro Antônio Boschin, bem como as demais bandas marciais da região.

“Parabenizo as bandas e fanfarras participantes deste festival, pois este evento promove um encontro e troca de experiências entre as bandas marciais e fanfarra participantes; além de oferecer espaço para que estas possam se apresentar. O evento oferece também a oportunidade de a população conhecer um pouco a respeito das bandas e fanfarras de nossa região. Convido a população para prestigiar, juntamente com a família e amigos, o festival; e conhecer os trabalhos das bandas e fanfarras da região”, convidou.

           

Sobre o Festival

O festival é realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, e integra o Prêmio Nacional de Artes da Estância Turística de Tupã (de acordo com a Lei 4.650 de 4 junho de 2013). O festival tem como objetivo a popularização da música, especialmente nas modalidades de bandas e fanfarras, no município de Tupã e região; o fomento do intercâmbio artístico com outras cidades brasileiras e a Cultura e o Turismo local.

 

História de Antônio Boschin

Antônio Boschin, filho de João Boschin e Maria Bousi Boschin, Antônio nasceu no município de Iacri/SP no dia 6 de fevereiro de 1942. Aprendeu música com seu pai e tocava saxofone com qualidade e destreza.

No campo musical, sua maior contribuição foi a reestruturação da Orquestra Municipal, chamada na época de ‘Banda Municipal Maestro Júlio de Castro’, que estava praticamente desativada. Antônio desenvolveu um trabalho árduo, com muita dedicação, carinho e competência.

Por 26 anos Antônio Boschin liderou e comandou a Orquestra Municipal como maestro. Devido a motivos de saúde, Antônio deixou o comando da orquestra no ano 2000. Em 9 de novembro de 2001 o maestro falece.

Atualmente, sua memória é preservada em Tupã por meio da Banda Marcial Municipal Maestro Antônio Boschin.

 

História da nossa Big Band

A história da Orquestra Municipal começou em 1947, quando foi criada como "Banda Musical Municipal".  A iniciativa de se ter um grupo musical na cidade foi de João Messas e Américo Scandiuzi; apoiados pelo então prefeito e fundador da cidade, Luiz de Souza Leão.

Souza Leão não só apoiou, mas também contratou um maestro para o grupo: maestro Júlio de Castro. Um projeto simples, porém ambicioso para aquele período. A banda foi criada com 18 membros, sendo que sete eram filhos do próprio maestro Júlio de Castro. Os outros integrantes vieram da cidade Iacri/SP e alguns de Tupã. O objetivo inicial era oferecer entretenimento através da música instrumental aos frequentadores da domingueira na Praça da Bandeira.

Desde sua criação muita coisa mudou na orquestra, começando pelo nome, que deixou de ser "Banda Musical Municipal", passando a ser, em dias atuais, "Orquestra Júlio de Castro". Uma homenagem ao primeiro maestro. Além, do nome a quantidade de músicos também mudou, houve um acréscimo no corpo musical, tanto de integrantes, quanto na variação de instrumentos.

 

Serviço

Mais informações sobre o Festival de Bandas e Fanfarras; Prêmio Nacional de Artes e demais projetos culturais da prefeitura estão disponíveis na página oficial da Secretaria no facebook: “Secretaria Municipal de Cultura de Tupã”, pelas hashtags: #culturatupa2019, #festivalculturatupa2019, no Instagram: @secretariadeculturatupa ou pelo telefone (14) 3491-3015.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2019