Prefeitura alerta para vacinação da Tríplice Viral e Febre Amarela - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Prefeitura alerta para vacinação da Tríplice Viral e Febre Amarela

11 de Junho de 2019 - SAÚDE

Por: Assessoria de Imprensa


Prefeitura alerta para vacinação da Tríplice Viral e Febre Amarela

Doenças como o sarampo, a rubéola e a caxumba haviam sido erradicadas do Brasil, entretanto desde o último boletim epidemiológico do dia 6 de junho de 2019, o país conta com cerca de 100 casos positivos dessas infecções. Em vista disso, nesta segunda-feira (10), a Secretaria Municipal de Saúde começou a intensificar a vacinação contra a Tríplice Viral e a Febre Amarela.

Neste primeiro momento a campanha visa atingir pessoas na faixa etária que vai de 12 meses a 58 anos, que ainda não tomaram nenhuma dose e necessitam atualizar a carteira de vacina.

De acordo com a enfermeira da Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha não existiam casos de sarampo no Brasil, mas a doença está retornando por que muitas pessoas não estão em dia com suas carteiras de vacina,. “É importante estar em dia com a carteira para prevenir você e sua família dessa doença que pode levar ao óbito”, disse.

Joselaine acrescentou que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão munidas com doses da vacina. “A partir do momento que a gente deixa entrar uma doença contagiosa na nossa cidade, somos responsáveis em colocar em risco toda uma população. Portanto, precisamos ter consciência e procurar a vacina para que Tupã não sofra com casos”, explicou

A enfermeira ressaltou ainda que a vacina contra a Febre Amarela neste momento também é direcionada para aqueles que ainda não tomaram a dose. “Infelizmente tivemos alguns casos e até óbitos por conta da doença no ano passado, então estamos orientando a população que ainda não tomou a vacina para que procure as UBSs para se proteger”, finalizou.

 

Vacina Tríplice Viral

É uma combinação de vírus vivos atenuados contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, apresentada sob a forma liofilizada, em frasco-ampola com uma ou múltiplas doses. forma Todos os três componentes desta vacina obrigatória são altamente imunogênicos e eficazes, dando imunidade duradoura por praticamente toda a vida.

O sarampo é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. A enfermidade é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em diversos países do terceiro mundo. Os principais sintomas são febre alta (acima de 38,5°C), dor de cabeça, manchas vermelhas (surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas e em seguida se espalham pelo corpo), tosse, coriza, conjuntivite e entre outros.

A caxumba é uma doença também contagiosa que provoca o inchaço doloroso nas glândulas salivares. A caxumba é causada por um vírus que se dissemina de uma pessoa para outra, através da via respiratória (por meio das gotículas ao espirrar, por exemplo) ou então por contato direto com itens que foram contaminados com a saliva infectada. Os principais sintomas são inchaço e dor nas glândulas salivares, febre, fraqueza, perda de apetite, dor ao mastigar e engolir, dor de cabeça e entre outros.

E a rubéola também é causada por um vírus que se transmite de uma pessoa para outra através da via respiratória. É geralmente benigna, mas quando ocorre na gravidez, pode trazer sérios riscos para o feto. Os sintomas mais comuns são febre baixa, linfadenopatia retro auricular, occipital e cervical, exantema maculopapular e entre outros

 

Vacina contra Febre Amarela

Ela é constituída do vírus enfraquecido para não causar doenças em pessoas saudáveis, mas estimula o organismo a produzir proteção própria contra o vírus da infecção.

A Febre Amarela é uma doença infecciosa grave, causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes), ela não é contagiosa, ou seja, não há transmissão de pessoa a pessoa. Sendo transmitida somente pela picada de mosquitos infectados com o vírus da febre amarela. Os principais sintomas são febres, dor de cabeça, dor no corpo, icterícia (condição que deixa os olhos, pele e mucosas amareladas), comprometimento do fígado e entre outros.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2019