Programa “Resolve Já Cidadão” beneficiou centenas de pessoas - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Programa “Resolve Já Cidadão” beneficiou centenas de pessoas

11 de Junho de 2019 -

Por: Assessoria de Imprensa


Programa “Resolve Já Cidadão” beneficiou centenas de pessoas

Cerca de 300 pessoas participaram do programa “Resolve Já Cidadão”, iniciado pela Prefeitura de Tupã no último sábado, na EMEIEF “Professor Thiago Leandro”. O evento piloto, idealizado para ser uma ação multissetorial, contou com apoio de diversos parceiros que realizaram prestação de serviços gratuitos à comunidade.

Além de contar com parte da estrutura da prefeitura, o programa contou com a participação da Justiça Eleitoral, Cenaic, do Conselho das Associações de Moradores de Tupã e Região (CAMTUR), 34ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Tupã, Fadap/FAP e o Poupatempo.

O Resolve Já Cidadão reuniu pela primeira vez, no mesmo local, diversos atendimentos nas áreas da saúde, educação, cultura e lazer, incluindo agendamento para Cadastramento Biométrico do Título de Eleitor, corte de cabelo e maquiagem gratuitos, orientações jurídicas, além dos serviços de expedição ou atualização de documentos pessoais e do Cadastro Único, que é exigido para manutenção de Bolsa Família e outros programas de transferência de renda.

A população compareceu ao evento e destacou a importância do novo programa. Para a moradora Jaqueline Tavares, a ação da prefeitura é muito benéfica por levar os atendimentos, orientações e serviços para até os moradores.

“Eu fiz a biometria e o RG. Para a gente que trabalha a semana inteira fica um pouco complicado comparecer aos locais que prestam esses atendimentos, então foi uma oportunidade para deixar a documentação em dia”, opinou.

 Já para Marinalva Santos, a ação facilitou para aqueles que trabalham durante a semana e que, por cuidarem dos filhos, não têm tempo na semana. “Realizei o serviço da biometria. Para mim a importância é que fica mais fácil e prático para a gente que tem filhos e que não tem tempo para ir ao cartório fazer o procedimento”, avaliou.

O vereador Eduardo Edamitsu também marcou presença no evento representando o Legislativo, e enalteceu a importância da administração pública estar mais próxima e presente na comunidade.

“Gostaria de parabenizar à administração e todos os parceiros que se esforçaram para fazer esse trabalho, principalmente o pessoal do Cadastro Único que realizou a atualização cadastral evitando o risco das famílias perderem o Bolsa Famílias ou outros benefícios”, falou.

O prefeito Caio Aoqui também agradeceu a todos os envolvidos no evento e lembrou que o “Resolve Já Cidadão” começou a ser organizado na gestão do prefeito Ricardo Raymundo.

“Muitas pessoas questionaram se este programa seria mantido ou não. E como já estava tudo praticamente organizado, nós resolvemos manter esse atendimento à população e graças a Deus foi positivo. Agora é pensar para levar em outros lugares do município, nós tivemos algumas solicitações também para que seja realizado no período da tarde porque muitas pessoas trabalham no sábado pela manhã. Vamos avaliar os resultados do evento com os nossos parceiros e analisar a possibilidade de levar o programa para outros setores da cidade”, concluiu o prefeito.

Ele destacou que além de levar saúde, educação, cultura e lazer, o Resolve Já Cidadão também ajuda a resgatar valores como a dignidade e a cidadania. “É muito importante essa ação de poder reunir toda a comunidade para agilizar muitos serviços que são importantes para os munícipes. Com apoio de nossos parceiros, conseguimos oferecer serviços que muitas vezes a população não consegue ter acesso devido à correria do dia a dia. Foi uma manhã muito agradável e produtiva. Agora, é hora de sentar para fazer uma avaliação geral para poder estar continuando com eventos positivos como este”, disse.

 

Balanço de atendimentos

O balanço dos atendimentos realizados no sábado comprova a importância do programa. Apesar de ter sido realizado de manhã, período que muitos pais trabalham, o evento reuniu cerca de 300 pessoas.

A equipe do Cadastro Único realizou 89 atendimentos, incluindo atualização cadastral de 14 famílias (totalizando 42 membros familiares) e agendamento de 10 famílias. Além disso, outras 23 famílias foram atendidas com serviços de orientação e informação.

Já o Cartório Eleitoral emitiu 91 títulos de eleitor no novo sistema biométrico e realizou 6 agendamentos para atualização do documento. A equipe do Poupatempo contabilizou cerca de 40 agendamentos para serviços diversos. Também foi realizado um trabalho de divulgação da possibilidade de pagamento das taxas referentes à documentação de veículos, CNH e RG através do cartão de débito, garantindo mais segurança e agilidade no processo.

A Secretaria Municipal de Saúde realizou aferição de pressão arterial e verificação das cadernetas de vacina e 18 atendimentos para testagens rápidas de sífilis, hepatites B e C e HIV, sendo 1 diagnóstico confirmado para essas patologias.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2019