Centro de Controle de Zoonoses divulga balanço semestral de serviços - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Centro de Controle de Zoonoses divulga balanço semestral de serviços

11 de Julho de 2019 - SAÚDR

Por: Assessoria de Imprensa


Centro de Controle de Zoonoses divulga balanço semestral de serviços

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses de Tupã (CCZ), divulgou nesta semana o balanço geral dos serviços prestados neste primeiro semestre ao município.

Segundo o responsável pelo CCZ de Tupã, Robison Luiz, o primeiro semestre de 2019 foi fechado com várias atividades preventivas e de controle da leishmaniose em nossa cidade.

“Neste semestre nós tivemos 122 animais diagnosticados com sorologia específica para leishmaniose, o que chamamos na demanda espontânea. Com o consentimento dos proprietários esses animais foram todos eutanasiados, seguindo protocolo do Ministério da Saúde”, disse.

Robison disse ainda que, além disso, foram contabilizadas até o momento 500 castrações de gatas e cadelas, e também 425 coletas de sangue desses animais”, informou.

O responsável pelo CCZ também esclareceu que ao contrário do que alguns moradores imaginam, o objetivo do CCZ não é exterminar os cachorros doentes do município.

“Não é essa função do Centro de Controle de Zoonoses. Nossa real função é promover saúde publica através de orientações e palestras sobre o assunto. Destaco ainda que nós também temos animais em nossas casas dos quais temos muito carinho”, falou.

Ele enfatizou que para o combate ao mosquito palha, é necessário que a população colabore com a limpeza de suas casas, não deixando materiais orgânicos, comida, resto de folhas, frutos nos quintas, dentre outros.

“Às vezes as pessoa jogam comidas no fundo do quintal para servir de adubo para as plantas, e isso prejudica mais ainda os casos. Pedimos para que a população colabore para não ter a proliferação do mosquito palha que é o verdadeiro vilão”, finalizou Robison.

Para mais informações, a Secretaria Municipal de Saúde fica na Rua Paiaquas, 370, no centro de Tupã, e o telefone do é (14) 3404-2202.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2019