9 de julho foi celebrado com várias homenagens - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


9 de julho foi celebrado com várias homenagens

11 de Julho de 2019 - CULTURA

Por: Assessoria de Imprensa


9 de julho foi celebrado com várias homenagens

Na manhã da última terça-feira (9) a Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura; com o apoio do Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra e Polícia Militar, realizou a celebração do 9 de Julho – Dia da Revolução Constitucionalista de 1932 e Dia do Soldado Constitucionalista. O evento contou com homenagens e entregas de láureas.

O evento contou com a presença dos vereadores Pr. Eliézer de Carvalho, Charles dos Passos, Antônio Carlos Meireles, Augusto Fresneda Torres; com os secretários José Vinagre (Agricultura e Meio Ambiente), Patrícia Fernandes  (Assistência Social), Duda Gimenez (Cultura e Turismo), Eduardo Edamitsu (Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior), Prof. Valdir Berti (Educação), Marco Pinheiro (Esporte), Wilson Quiles (Finanças), César de Faria (Governo), João José (Assuntos Jurídicos), Valentim Bigeschi           (Planejamento, Obras e Trânsito),  Lucas Hatano (Relações Institucionais), Laércio Garcia (Saúde); e familiares dos combatentes e com a apresentação da Orquestra Municipal “Maestro Júlio de Castro”.

Durante o evento, foi entregue a Moção de Congratulações nº 35/2019 de autoria do vereador Augusto Fresneda Torres, à 2ª Companhia da Polícia Militar por ter desempenhado as missões a ela atribuídas com notável responsabilidade e profissionalismo no ano de 2018; nº 215 e 216 /2019, de autoria do mesmo vereador, congratulando os policiais militares Rodrigo Cesar de Oliveira e Marcos Rogério Moreno, pela promoção a Graduação de Cabo da Polícia Militar e 1º Sargento da Polícia Militar respectivamente. Foram entregues também láureas de mérito pessoal para alguns policiais que se destacaram.

O tenente Cristiano Butarelli, comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Tupã e um dos organizadores do evento, ressaltou a alegria em poder realizar o evento em comemoração ao 9 de Julho, contando com o apoio da prefeitura. Ele ressaltou também que a revolução é uma inspiração para tornar o país melhor.

O sargento Juarez da Silva, chefe de instrução do Tiro de Guerra de Tupã, destacou que a data não pode ser esquecida, e comentou que é um grande prazer poder participar e apoiar a realização do evento.

Em seguida o vereador Charles dos Passos destacou que a manutenção da memória do país é fundamental para promover um bom futuro. Ele também comentou que Tupã está fazendo sua parte comemorando a data, homenageando os combatentes tupãenses e concluiu parabenizando a organização do evento.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Pastor Eliézer, enfatizou que essa data não poderia passar em branco, uma vez que os combatentes morreram em luta pela democracia, marcando fortemente a história de nosso país.

O secretário de Desenvolvimento Municipal Econômico e Comércio Exterior, Eduardo “Shigueru” Edamitsu, lembrou que é muito importante a prefeitura apoiar eventos como este, pois a partir do conhecimento do passado é possível evoluir e promover um futuro melhor.

O secretário municipal de Cultura, Duda Gimenez, agradeceu o apoio da prefeitura e também das corporações para que o evento fosse realizado. “Agradeço à Prefeitura de Tupã pelo apoio e atenção demonstrados para com este evento; também agradeço ao Tiro de Guerra, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros pelo apoio e os parabenizo pelas homenagens”, agradeceu.

O prefeito Caio Aoqui destacou a importância de manter vivas as tradições e celebrações que fazem parte de nosso município e convidou a população para participar de eventos tradicionais e conhecer a história de Tupã, bem como suas tradições.

“Essa é um data importantíssima para nós, estamos aqui para homenagear a memória de nossos combatentes de 1932 e lembrar, com orgulho, o papel fundamental que esses tupãenses tiveram para a história do estado de São Paulo e para o Brasil”, concluiu.

 

Revolução Constitucionalista de 1932

A Revolução Constitucionalista de 1932, ou Revolução de 1932 ou ainda Guerra Paulista, foi um movimento armado que aconteceu em 1932 no estado de São Paulo, entre os meses de julho e outubro, que visava derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e convocar uma Assembleia Nacional Constituinte.

O estado de São Paulo lutou praticamente sozinho contra o regime provisório de Vargas. Getúlio conseguiu apoio de alguns estados e conseguiu a vitória armada, enviando representantes do movimento contra o regime para o exílio em Portugal. O saldo final foi muitas mortes para ambos os lados do conflito, porém em 1933 houve a Assembleia Nacional Constituinte e em 1934 foi concluída a constituição.

Por conta do estado de São Paulo lutar sem muitos aliados, o feriado é predominante no estado, e como Tupã teve ex-combatentes na Revolução, anualmente é feita a homenagem a eles. Segundo a Gerente Geral do Museu Índia Vanuíre, Tamimi Borsatto, no total, foram 87 dias de combates (de 9 de julho a 4 de outubro de 1932 - sendo o último dois dias depois da rendição paulista). “Tivemos um saldo oficial de 934 mortos, embora estimativas não oficiais reportem até 2.200 mortos, sendo que numerosas cidades do interior do estado de São Paulo sofreram danos devido aos combates”.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2019