16ª Romaria Tropeira de Parnaso vai começar hoje - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


16ª Romaria Tropeira de Parnaso vai começar hoje

12 de Julho de 2019 -

Por: Assessoria de Imprensa


16ª Romaria Tropeira de Parnaso vai começar hoje

Tem inicio hoje (12), a 16ª edição da Romaria Tropeira de Tupã e Parnaso. O evento começa às 19 horas, na chácara Nossa Senhora Aparecida de Parnaso, e se estenderá até domingo (14) com várias atrações gratuitas. Gerdião Lopes Filho, organizador do evento, disse que o objetivo da festa é homenagear a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.          

“As festividades começam hoje com missa em louvor à padroeira, quadrilha do NATI e também conta com praça de alimentação com comidas e bebidas típicas. Dando sequência à programação, amanhã, acontecerá o bailão (Zuzu) a partir das 20 horas”, falou.

O organizador do evento também disse que a meta é superar os números do ano passado, que contou com 700 cavaleiros, além dos cavalos, muitas pessoas participam da romaria com outros veículos, como carros e motos.

“A comissão organizadora pede para que os munícipes que forem de automóvel sigam atrás dos cavaleiros e também para que não levem bebidas alcoólicas no almoço”, explicou.

Gerdião acrescentou ainda que sua devoção à Nossa Senhora Aparecida vem da infância. “Quando eu era pequeno tive meningite e minha mãe fez uma promessa para a Nossa Senhora Aparecida, que nos atendeu e eu fui curado. Minha mãe tinha uma imagem de nossa senhora na cabeceira da nossa cama e desde sempre nós fomos devotos a ela”, explicou.

Duda Gimenez, secretário municipal de Cultura e Turismo disse que eventos como este são fundamentais para manter a cultura da nossa cidade.  “A mistura da cultura tropeira, com a fé e devoção por Nossa Senhora Aparecida nos proporciona essa festa, que além de reforçar a história regional, aproxima os cidadãos em prol da mesma causa” falou.

O vereador Charles dos Passos parabenizou Gerdião e a prefeitura pela realização de mais uma edição do evento e enalteceu o apoio da Câmara Municipal.

“Fica aqui o meu apoio e o da Câmara Municipal para esse evento turístico, cultural e religioso mantido por nosso amigo Gerdião Lopes. Quero agradecer ao prefeito municipal Caio Aoqui e ao secretário de Cultura, Duda Gimenez, pela parceria e apoio ao evento”, disse.

O prefeito Caio Aoqui convidou a população para prestigiar o evento. “Este é um tradicional evento que valoriza a história e a cultura de nossa cidade, e, além disso, proporciona momentos de fé e lazer aos que participam. Convido a todos para prestigiar esse evento tão importante para o nosso município”, convidou.

 

A Romaria Tropeira

De acordo com Gerdião, a Romaria Tropeira começou 26 anos atrás, com a fé de sua mãe, Dona Catarina Graton Ribeiro, que reunia os amigos para rezar o terço em louvor a Nossa Senhora Aparecida.

“De início ocorria apenas à missa, mas, após a cerimônia, alguns participantes passaram a se reunir para uma confraternização com comidas típicas, danças e bebidas. Além da demonstração de fé, temos como objetivo manter viva a cultura do tropeirismo em Tupã”, falou.

Ainda segundo o organizador, com o passar dos anos, com o aumento do número dos participantes da festividade ele foi convidado a criar a “Romaria Tropeira”. “Foi no ano de 2002, e desde então venho realizando a festa anualmente com o apoio da Prefeitura de Tupã. Agradeço o apoio” finalizou.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2019