Concurso de Amendoim reuniu produtores de toda região - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Concurso de Amendoim reuniu produtores de toda região

12 de Julho de 2019 - DESENVOLVIMENTO ECONOMICO

Por: Assessoria de Imprensa


Concurso de Amendoim reuniu produtores de toda região

A Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior, apoiou a realização do Concurso Regional de Amendoim TIMAC Agro. A cerimônia de apresentação dos resultados e premiação foi realizada na noite do dia 4 de julho no Bukfest.

O evento contou com a presença de mais de 600 pessoas, com destaque para os produtores de amendoim de Tupã e região, representantes da TIMAC Agro e representantes da Agrotekne.

José Manoel Fonseca, sócio proprietário da Agrotekne e um dos responsáveis pelo concurso, destacou a importância da produção de amendoim para região e as perspectivas dos produtores.

“Os produtores de amendoim de nossa região estão satisfeitos com os resultados obtidos, embora este ano a produção contou com uma queda de cerca de 35% na produção devido às faltas de chuvas em certos momentos. Os produtores estão investindo em tecnologias, secadoras, barracões, beneficiamento do amendoim e promovendo exportações para a Europa”, destacou.

Luiz Antonio Viseu, presidente Câmara Setorial do Amendoim, e institucional da Indústria Colombo, destacou a importância do concurso.

“Pesquisas como estas são muito importantes para os produtores, pois além da premiação, informações a respeito da produção do amendoim são coletadas, promovendo um estudo melhor da produção regional e oferecendo dados para os pesquisadores, dando a oportunidade para que esta cultura progrida por meio de análises e orientações. O produtor de amendoim paulista evoluiu bastante, pois exporta para os EUA e para a Europa, dois importadores exigentes. Por isso, todas as técnicas para a boa produção de amendoim estão sendo aprimoradas a cada ano”, destacou.

Guilherme Gaspar, supervisor de Desenvolvimento do Mercado TIMAC Agro explicou o concurso, e destacou a participação da empresa na realização da pesquisa.

“Este concurso é fruto de dois anos de trabalhos e pesquisas com os produtores de amendoim, fomentando esta cultura, promovendo a vinda de novas tecnologias para a região. Também procuramos entender os problemas que afetam as produções desta região, oferecendo as tecnologias da TIMAC Agro para a fertilidade e nutrição, reduzindo as interferências negativas do clima na produção”, explicou. 

Denizart Bolonhesi, professor do Instituto Agronômico de Campinas e pesquisador responsável pela auditoria das produções, destacou as variações de produções como consequências climáticas e explicou os trabalhos na pesquisa.

“A atividade de pesquisa funcionou como uma auditoria das produções, acompanhando as produções cadastradas, estabelecer um ranking de produtividade e premiar os produtores - método já aplicado em produções de soja. É uma maneira de identificar o potencial produtivo do amendoim. As variações climáticas interferiram na produtividade fortemente, pois a safra 2017/2018 nas 11 áreas auditadas, a média da safra foi de 580 sacas por alqueire; já na 2018/2019 as 14 áreas auditadas contou com uma média de 490 sacas por alqueire. Fizemos diversos estudos e relatórios, dentre estes, um relatório das chuvas, onde notamos que houve uma má distribuição de chuvas e elevadas temperaturas, causando uma queda na produção”, comentou.

O professor também explicou as perspectivas de realizações futuras do projeto e as possibilidades destas novas pesquisas. “Construímos um banco de dados da produção de amendoim, que envolve as culturas anteriores, os sistemas utilizados, dados climáticos e informações do solo. Nós pretendemos construir um conceito de ambientes de produção de amendoim, levando em consideração o clima, o tipo de solo, chuvas e características da região; possibilitando futuramente que o produtor consiga negociar melhor a produção com base nestas informações”, enfatizou.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior, Eduardo “Shigueru” Edamitsu, o apoio às pesquisas na área de produção agrícola em nossa região é muito importante para que os produtores possam ter um controle maior dos resultados, podendo se embasar em estudos direcionados à região, promovendo um progresso e crescimento em suas produções.

“Antes desse trabalho, os produtores não tinham como embasar os resultados de suas produções, dificultando as ações de melhorias. Agora, pelo segundo ano consecutivo, os produtores participantes têm uma pesquisa junto ao IAC, possibilitando um melhor direcionamento dos investimentos, impactando positivamente na produção de amendoim local, redução dos custos, aumento da produção, e investimentos em novas tecnologias (minerais e defensivos). Trabalhos como este são muito importantes, pois de acordo com a ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas) 94,66% do amendoim exportado do Brasil é de origem paulista”, explicou.

Já o prefeito Caio Aoqui, destacou a importância de trabalhos como este para a economia local, e valorizou a participação do município em pesquisas da área agrícola, colaborando para o desenvolvimento regional.

“O apoio à pesquisas agronômicas em nossa região é muito importante, especialmente quando se trata da cultura de amendoim – predominante em nossa região, pois fomenta novas técnicas e novas tecnologias, progredindo as produções e oferecendo produtos melhores. Parabenizo a TIMAC Agro, Agrotekne e produtores locais pela pesquisas e busca por aprimoramento e melhorias na produção de nossa região”, parabenizou.

 

Top 5 produtores participantes

  • 5º lugar: Leonardo Pantolfi, de Iacri – 547 sacos por alqueire;
  • 4º lugar: Mauro César e Adão Taietê, de Arco-Íris - 556 sacos por alqueire;
  • 3º lugar: Aparecido e José Luiz Bidoia, de Tupã - 582 sacos por alqueire;
  • 2º lugar: Adilson e Ailton Munhoz, de Tupã - 587 sacos por alqueire;
  • 1º lugar: Cláudio Rogério e José Roberto Pimentel, de Arco-Íris - 683 sacos por alqueire.




LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2019