Prefeitura alerta sobre medidas de prevenção contra gripe H1N1 - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Prefeitura alerta sobre medidas de prevenção contra gripe H1N1

06 de Agosto de 2019 - SAÚDE

Por: Assessoria de Imprensa


Prefeitura alerta sobre medidas de prevenção contra gripe H1N1

Apesar de Tupã não ter apresentado nenhum caso confirmado da gripe do tipo H1N1 este ano, a prefeitura alerta a população sobre os cuidados que devem ser adotados para a prevenção da doença. Segundo a enfermeira do setor de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha, em 2019, o município contabilizou apenas 6 casos suspeitos, mas nenhum deles foram confirmados.

“O fato de não termos casos confirmados se deve ao trabalho de conscientização e vacinação realizado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde. Todos os anos realizamos a cobertura vacinal no município, disponibilizando pontos estratégicos para ampliar a prevenção da doença. Neste ano, nós contemplamos cerca de 23.140 tupãenses com a dose da vacina”, concluiu.

A enfermeira também explicou que o vírus da influenza é transmitido por meio da tosse, espirro e contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. “Como qualquer tipo de gripe, a transmissão ocorre, normalmente, por meio de gotículas de saliva contaminadas que ficam em suspensão no ar. Por isso, algumas atividades simples podem contribuir para a prevenção contra a doença”, disse.

Ela também destacou as ações podem contribuir para prevenção contra a doença. “Para reduzir o risco de contaminação, algumas atividades simples como a higienização das mãos; deixar o ambiente sempre ventilado; cobrir a boca e nariz quando espirrar ou tossir; não compartilhar objetos pessoais como garrafas, copos e talheres; e evitar locais com aglomeração de pessoas. Podem tornar mais efetiva a prevenção contra a gripe H1N1”, explicou.

Joselaine acrescentou ainda que além da forma de transmissão precisa, os sintomas da H1N1 também são semelhantes aos da gripe comum. “A pessoa pode sentir febre alta e tosse, mas em alguns casos também podem aparecer: dor de cabeça e no corpo, garganta inflamada, falta de ar, cansaço, diarreia e vômitos. O importante é que ao identificar os sintomas, o munícipe busque uma unidade de saúde para receber o diagnóstico e tratamento correto”, finalizou.

 

Gripe Influenza

A gripe H1N1, também conhecida como gripe suína, é uma doença causada pela mutação do vírus da gripe. O H1N1 é um subtipo do Influenza A, e os sintomas da doença são bem parecidos com os da gripe comum. A transmissão também ocorre da mesma forma. O período de transmissão do vírus em crianças é de até 14 dias, enquanto que nos adultos é de até sete dias. A doença pode começar a ser transmitida até um dia antes do início do surgimento dos sintomas. O período de maior risco de contágio é quando há sintomas, sobretudo febre.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2019