Biblioteca Municipal registra aumento na procura por obras - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Biblioteca Municipal registra aumento na procura por obras

07 de Agosto de 2019 - CULTURA

Por: Assessoria de Imprensa


Biblioteca Municipal registra aumento na procura por obras

A Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura divulga informações da Biblioteca Pública Municipal “Professor Tobias Rodrigues” referentes ao mês de julho. As estatísticas apontam, dentre outros aumentos, elevações no número de usuários cadastrados e número de visitações. A biblioteca está localizada na Avenida Tamoios 1.685, atendendo de segunda à sexta-feira das 7h às 17h.

Segundo o balanço, no mês de julho 323 usuários emprestaram 606 obras (aumentos de 187 usuários e de 364 empréstimos); cerca de 620 usuários frequentaram a biblioteca, consultando 912 obras (aumento de 260 usuários e de 445 obras consultadas). Já o número de usuários cadastrados contou com aumento de 38 cadastros, totalizando 10.222 usuários.

De acordo com os bibliotecários Tarciso Vieira Mendes e Valetina Teresinha Machado, o empréstimo dos livros segue algumas regras. Cada usuário (já cadastrado na biblioteca) pode levar até três itens (entre livros, CD’s, DVD’s, entre outros) em empréstimo de sete dias. Esse prazo pode ser renovado antes do vencimento e se a obra não estiver reservada à outra pessoa. Para se cadastrar o interessado que for maior de 16 anos, deve apresentar documento com foto e um comprovante de residência (deve comprovar residência em Tupã). Já para os menores de 16 anos é preciso estar autorizado ou acompanhado por um responsável legal.

O secretário municipal de Cultura, Duda Gimenez, enfatizou a importância do equipamento para a cultura do município e destacou os aumentos positivos nas estatísticas da biblioteca.

“Fico muito feliz pelo aumento positivo nas estatísticas da Biblioteca Municipal. Sabemos que ela é muito importante para a cultura e educação de nosso município, pois além de possibilitar estudos e pesquisas, oferece espaço para realizações culturais, como o projeto Férias na Biblioteca”, salientou.

O prefeito Caio Aoqui destacou a importância da Biblioteca Municipal e convidou a população para conhecer e usufruir dos recursos oferecidos. “Este aumento é muito importante para a cultura educação de nossa cidade, e é notável a participação popular para essa melhora, mostrando um aumento na busca pelo conhecimento, também um envolvimento maior com as obras ali locadas, representando a aceitação e o compromisso da administração com o aprendizado da população. Convido a população para conhecer e usufruir dos recursos da biblioteca”, convidou.

 

Recursos oferecidos pela biblioteca

 No saguão da biblioteca, que conta com mesas para leitura e estudos, existe um espaço com mais de 300 exemplares (de aproximadamente 100 títulos) em Braille. Este espaço foi criado em 2014 por meio de doações da população e da fundação “Dorina Nowil para Cegos”. Atualmente, o acervo é composto por obras clássicas de escritores estrangeiros e nacionais, proporcionando assim, o contato com a leitura para todas as idades.

Também no saguão, a biblioteca conta com acervo de livros infantis; vitrine com os títulos recomendados e destaques, além dos principais jornais locais e nacionais e revistas. Além do saguão, há também uma sala de leitura no interior da biblioteca.

O equipamento oferece ainda outros recursos para pesquisas, como internet via wifi para os usuários realizarem buscas e estudos, e também e o Acessa Livre, onde há computadores em que os usuários podem usar por até 1 hora, podendo se estender por mais tempo caso não haja fila de espera.

Atualmente o acervo da biblioteca conta com mais de 40 mil obras, composto por livros, filmes de diversas áreas do saber, jornais diários, revistas semanais, Livros em Braille, audiolivros, gibis e muito mais.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2019