Profissionais da saúde participam de webconferência sobre sarampo - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Profissionais da saúde participam de webconferência sobre sarampo

09 de Agosto de 2019 -

Por: Assessoria de Imprensa


Profissionais da saúde participam de webconferência sobre sarampo

A Prefeitura de Tupã está intensificando e diversificando as ações preventivas contra o sarampo, doença que vem se alastrando em todo o país, inclusive com casos registrados em alguns municípios da região. 

Nesta quinta-feira (8), auxiliares de enfermagem e enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde participaram de webconferência com as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), para discutir novas técnicas para a intensificação das medidas preventivas ao sarampo.

Segundo a enfermeira do setor de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha, os agentes receberam orientações sobre a condução de um caso suspeito da doença e a importância do trabalho deles na campanha de prevenção.

“Trabalhos preventivos incluem detectar aquelas pessoas que ainda não tomaram a vacina e orientá-las para que sejam imunizadas e o procedimento ao se deparar com casos suspeitos, foram algumas das principais pautas tratadas durante a webconferência”, explicou.

A enfermeira informou que as ações de precaução também incluem a intensificação da vacinação da tríplice viral, que protege não só contra o sarampo, mas também contra a caxumba e a rubéola, para as pessoas que não estão com a imunização em dia.  “Tupã segue sem confirmar nenhum caso de sarampo neste ano. Mas recebemos uma notificação de caso suspeito, que está sendo investigado pela Vigilância, por isso estamos intensificando ainda mais as ações preventivas e conscientização já que a vacinação é fundamental par evitar a propagação da doença”, disse.

Joselaine também destacou que diante da situação, os agentes estão tomando todas as medidas cabíveis para prevenção contra a doença. “Todas as ações de bloqueio e reforço vacinal estão sendo realizadas pelas equipes das unidades básicas, sob orientação da Vigilância Epidemiológica. Por se tratar de uma doença altamente contagiosa, todos que tiveram contato com o suspeito foram vacinados. Assim, garantindo a segurança de todos e contendo qualquer contaminação na cidade”, concluiu.

 

Ações preventivas ao sarampo

Com o objetivo de orientar e imunizar a população contra o sarampo, a prefeitura vai instalar um ponto de atendimento e vacinação da tríplice nesse sábado (10), a partir das 9 horas, na avenida Tamoios, próximo ao Banco Santander.

A intenção é ampliar a cobertura vacinal no município entre as pessoas que ainda não receberam a tríplice viral. O único documento necessário para atualizar a vacina é a carteira de vacinação, no ponto estratégico as pessoas com menos de 16 anos devem estar acompanhadas por um responsável. Vale lembrar que a população também pode buscar as unidades de saúde para conferir e atualizar a carteira vacinal.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2019