Prefeitura realiza palestra sobre prevenção e combate ao escorpião - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Prefeitura realiza palestra sobre prevenção e combate ao escorpião

13 de Agosto de 2019 - SAÚDE

Por: Assessoria de Imprensa


Prefeitura realiza palestra sobre prevenção e combate ao escorpião

A Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza na próxima segunda-feira (19) uma palestra sobre prevenção e combate ao escorpião. De acordo com Joselaine Pio Rocha, enfermeira responsável pelo setor de vigilância em Saúde, a capacitação acontecerá a partir das 10 horas, no auditório da Escola de Segundo Turno “Izilda de Freitas Alves” – Núcleo Fepasa.

Segundo ela, o evento é destinado aos agentes do Conselho Municipal de Saúde, agentes comunitários, agentes de endemias, e também para as associações de bairros. Joselaine ainda destacou também que a palestra será ministrada pelo engenheiro agrônomo Cláudio Gonçalves Cabello, da Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN).

Ela informou ainda que esta é a primeira vez que a cidade conta com uma palestra específica sobre escorpiões, abordando orientações de prevenção, conscientização, controle, adaptações, busca e captura; e tem o objetivo de reduzir o número de acidentes com escorpiões.

De acordo com Robison Luís, responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) a prefeitura realiza buscas por escorpiões em todas as regiões da cidade por demanda espontânea desde o mês de junho. Ele ainda explicou que as visitas que estão sendo solicitadas nos bairros do município não consistem somente na busca ativa e na captura desses animais peçonhentos nos imóveis, mas também incluem orientação aos moradores.

O secretário municipal de Saúde, Laércio Garcia, salientou a importância da palestra e comentou a respeito da oportunidade para contribuir com o combate aos escorpiões. “De acordo com informações do Centro de Controle de Zoonoses até final do mês de julho, foram capturados mais de 200, e foram registradas 38 ocorrências. Recentemente agentes da CCZ receberam capacitação para o combate ao aracnídeo, e agora estamos possibilitando que membros do Conselho Municipal de Saúde, associações de bairros, agentes comunitários e agentes de endemias possam aprender um pouco mais e contribuir no combate e prevenção aos escorpiões”, destacou.

O prefeito Caio Aoqui salientou a importância da população no combate ao escorpião. Ele também enfatizou os esforços da prefeitura contra estes aracnídeos e concluiu parabenizando as equipes que estão se capacitando para o combate.

“A participação da população é muito importante no combate aos escorpiões e a capacitação de agentes é fundamental para o compartilhamento de informações, trocas de experiências e melhorias no combate. Esta é uma oportunidade de difundir informações relevantes de combate aos escorpiões com as associações de bairros, Conselho Municipal de Saúde e agentes. Isso mostra o compromisso da Prefeitura no controle e combate a estes aracnídeos e com a saúde da população. Parabenizo as equipes que já se capacitaram para este combate e tenho certeza que está realização será proveitosa e dará bons resultados para a saúde de Tupã”, enfatizou.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2019