Sabesp fortalece ações de combate à dengue em Tupã - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Sabesp fortalece ações de combate à dengue em Tupã

02 de Setembro de 2019 - SAÚDE

Por: Assessoria de Imprensa


Sabesp fortalece ações de combate à dengue em Tupã

A partir desta segunda-feira (2), a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), fortalecerá as ações de combate à dengue em Tupã. O trabalho envolve a conscientização da população sobre a proliferação do mosquito Aedes aegypti em caixas d’águas e a necessidade de limpeza periódica desses recipientes.

Após o lançamento do Plano Municipal de Combate à Dengue, em junho, o chefe do setor de Endemias, Marco Antônio de Barros, apresentou as dificuldades com a fiscalização das caixas d’água, que podem ser um criadouro escondido de difícil acesso durante as visitas.

“As caixas d’água podem ser um eterno criadouro de mosquitos da dengue quando não possuem a limpeza e vedação adequadas. Em muitas das vezes, o morador nem percebe que a sua residência pode conter um criadouro escondido”, explicou.

Ainda de acordo com o Barros, assim que foi apresentado o problema ao prefeito Caio Aoqui, foi solicitado ao gerente da Sabesp de Tupã, Eudóxio Blanco,  o fortalecimento da parceria entre as instituições, com o objeto da realização de trabalhos em conjunto para a conscientização da população.

“Sem essa etapa de orientação sobre a limpeza adequada da caixa d’água, os resultados positivos que estão sendo obtidos devido às ações realizadas pela Prefeitura poderiam ser colocados em risco, aumentando novamente os casos de dengue em nosso município”, destacou.

Ele acrescentou ainda que a frase institucional nas faturas mensais de setembro e outubro, serão de grande ajuda para a conscientização da população. “A frase ‘Limpe sua Caixa d’água, Evite Mosquitos Transmissores da Dengue’, que será inserida nas faturas poderão fazer com que o munícipe se lembre da importância de deixar o local limpo”, afirmou.

O gerente da Sabesp de Tupã explicou que ações reforçam a parceria com a Prefeitura.  Ele também salientou que a água fornecida pela empresa vai até o cavalete, localizado na frente do imóvel.

“A população deve realizar a limpeza e desinfecção a cada seis meses, para garantir que a água fique livre de microrganismos nocivos à saúde, colocando em risco a qualidade da água para consumo. Além disso, os munícipes devem verificar se a tampa de sua caixa d’água está vedada corretamente, para evitar a transmissão de doenças”, destacou Eudóxio.

Já o prefeito Caio Aoqui, ressaltou que além das visitas realizadas em todos os bairros da cidade pelos agentes de Combate às Endemias, as ações para a conscientização da população são essenciais para a diminuição dos casos da dengue no município.

“Apesar de Tupã manter o nível de infestação abaixo da média estadual, estamos trabalhando incessantemente para que o nosso município não volte para a situação de epidemia. Os números são baixos, mas é preciso trabalhar na conscientização dos tupãenses para que, juntos, possamos eliminar a possibilidade da doença na cidade. A Conscientização é a principal arma no combate à dengue”, concluiu.

 

Dengue

 A forma mais eficiente de combater o mosquito da dengue é eliminando os criadouros e focos das residências. Segundo o chefe do setor de Endemias, são propícios a reprodução do Aedes, locais como pratos de plantas, caixa d’água, pneus, baldes, tampas de lixo, potes e garrafas.

“Apenas dez minutos da semana de cada cidadão dedicados à verificação em sua própria residência, podem fazer a diferença na luta para frear a proliferação do mosquito da dengue no município. Ajude a combater a doença”, finalizou.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2019