Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior - Terça-feira, 03 de Setembro de 2019

Palestra com sobreviventes de Hiroshima será na quinta

Com o tema “A bomba atômica;* a bomba que assustou o mundo;* subjugou-o e o faz até hoje”;* a palestra com três sobreviventes do ataque nuclear de Hiroshima;* será nesta quinta-feira;* às 19h30;* no ginásio das Faculdades Faccat;* localizado na Rua Caingangs;* nº 171-133.

A atividade realizada pelo Colégio Seletivo;* em parceria com a Prefeitura de Tupã;* ACERT;* Faculdades Faccat;* Câmara Municipal;* Millenium Contabilidade;* Água Doce Cachaçaria;* Buffet Miram Maria e a Floricultura Pax Flores;* se trata de um teatro documental;* que utiliza fotos originais e canções da época para compor o clima da apresentação. Além da palestra;* o evento contará com apresentação de dança com o Fujinkai de Bastos;* e Taikô Kaminari Wadaiko de Tupã.

A palestra reconstrói as histórias do militar Takashi Morita (com 21 anos de idade na época);* e dos civis Kunihiko Bonkohara (com 5 anos de idade na época) e Junko Watanabe (com 2 anos de idade na época);* que estavam em Hiroshima no dia do bombardeio. Eles descreverão o que viveram e como sobreviveram ao ataque;* além de contarem suas experiências de vida;* imigração para o Brasil e as consequências da tragédia.

Segundo o Vinicius Mizobe;* um dos organizadores do evento;* o objetivo é conscientizar a nova geração sobre as tragédias do passado;* enfatizando que o diálogo é a melhor forma para resolver os conflitos.

“Os testemunhos dos sobreviventes de Hiroshima contribuem para as novas gerações refletirem;* que atos como o da bomba atômica não podem ocorrer no futuro da humanidade. A memória é um pilar fundamental da história;* mostrando os erros e acertos da humanidade. Erra quem ignora o passado”;* destacou.

O vereador Alexandre Scombatti;* representante do Legislativo e um dos articuladores do evento;* destacou a importância da palestra;* que além do caráter educativo;* traz embutida uma forte conotação pacifista.

“Neste momento de grandes conflitos;* quando o diálogo é deixado em segundo plano;* este tipo de apresentação é muito importante. Principalmente porque nos leva a uma reflexão mais profunda. O bombardeio a Hiroshima é um dos episódios mais marcantes da história da humanidade e não pode ser esquecido jamais. Nesta palestra;* são utilizados diversos recursos para tornar mais didática e poderosa a mensagem”;* acrescentou Scombatti.

O secretário municipal de Cultura;* Duda Gimenez;* salientou a importância do evento. “Esta é uma oportunidade única para a população conhecer a história do ataque nuclear de Hiroshima;* através de pessoas que vivenciaram a tragédia;* e agregarão detalhes por meio de suas perspectivas individuais”;* salientou.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e vereador licenciado;* Eduardo “Shigueru” Edamitsu;* enfatizou a importância da difusão do conhecimento. “Esta é uma grande oportunidade de a população conhecer alguns sobreviventes;* bem como suas histórias a respeito do ataque à Hiroshima;* promovendo reflexões;* e ajudando a difundir o conhecimento histórico e cultural”;* destacou.

O prefeito Caio Aoqui parabenizou a iniciativa;* salientou a valorização da história e aprendizado. O chefe do Executivo concluiu convidando a população para prestigiar e aprender com os sobreviventes.

“Parabenizo a iniciativa e a oportunidade de a Prefeitura poder apoiar o evento. Sabemos que esta atividade é muito importante para a preservação da história;* por meio da difusão dos depoimentos. Convido a população para prestigiar e aprender com os testemunhos dos sobreviventes de Hiroshima;* refletindo as ações do presente para construir um futuro melhor”;* convidou.

Hiroshima

No estágio final da Segunda Guerra Mundial;* em 6 de agosto de 1945;* os Estados Unidos lançaram uma bomba nuclear na cidade de Hiroshima. Três dias depois;* atingiram também Nagasaki. Foram milhares de mortos e feridos;* além de sobreviventes que buscaram retomar suas vidas após a tragédia. De acordo com números oficiais foram entre 130 mil e 240 mil mortos.

No Brasil;* há 83 sobreviventes das bombas;* todos associados à Associação Hibakusha Brasil Pela Paz;* anteriormente chamada de Associação das Vítimas da Bomba Atômica no Brasil. Após ajuda médica e reconhecimento dado a essas pessoas;* a associação passou a se dedicar também à propagação de mensagens de paz e pelo fim de armas e usinas nucleares.