Secretaria de Saúde desenvolve projeto de educação sexual - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Secretaria de Saúde desenvolve projeto de educação sexual

03 de Setembro de 2019 -

Por: Assessoria de Imprensa


Secretaria de Saúde desenvolve projeto de educação sexual

A Prefeitura de Tupã, por meio do Ambulatório de Moléstias Infecciosas, realiza trabalho educativo nas escolas do município, com o intuito de levar informações relacionadas à sexualidade e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).

Segundo a educadora em Saúde, Mirian Dias dos Santos, a conscientização é realizada principalmente em escolas estaduais, faculdades, empresas e no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). “As aulas de educação sexual são solicitadas mediante a necessidade de cada instituição que entra em contato com o ambulatório, através do telefone (14) 3491-5640”, disse.

A educadora em saúde explicou que a educação sexual deve ser abordada de forma descontraída, convidando o estudante a tirar suas dúvidas. Para isso, é necessário quebrar barreiras e tabus sobre a sexualidade, criando um ambiente que privilegie o diálogo sobre o tema.

“Geralmente levamos para a sala de aula uma caixa, onde os alunos depositam suas dúvidas sem precisar se identificar. Sabemos que o assunto ainda é tratado como tabu, e muitos possuem vergonha em falar. Por isso, oferecemos essa opção para que todos tenham a oportunidade de sanar suas dúvidas”, informou.

Ela também disse que é essencial uma educação sexual ampla, que abrace os aspectos biológicos e sociais da afetividade humana, atuando na formação de jovens sexualmente responsáveis.

“A ausência de um espaço aberto para discussões sobre a sexualidade, aliada a falta de conhecimento ou informações distorcidas sobre o tema, agravam a vulnerabilidade dos jovens, prejudicando a tomada de decisões, os levando a iniciar uma vida sexual sem proteção, sujeitando-se a uma gravidez indesejada ou exposição às IST’s”, destacou.

Mirian acrescentou que trabalhar a sexualidade é uma importante intervenção no campo da saúde pública, onde a conscientização é a melhor forma de combater os problemas ligados à falta de informação.

“Todos devem ter acesso às informações sobre a sexualidade, pois o conhecimento pode combater situações prejudiciais à vida dos estudantes como gravidez indesejada, infecções, abusos e etc. Quando o jovem conhece o próprio corpo, além de aprender a identificar situações de abuso, ele compreende métodos de prevenção e a responsabilidade de uma vida sexual ativa”, concluiu.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2019