Prefeitura prestigia aniversário do Programa Escola da Família - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Prefeitura prestigia aniversário do Programa Escola da Família

04 de Setembro de 2019 - EDUCAÇÃO

Por: Assessoria de Imprensa


Prefeitura prestigia aniversário do Programa Escola da Família

No fim de semana, a Prefeitura prestigiou a comemoração de aniversário de 16 anos do Programa Escola da Família. Diversas apresentações, exposições e divulgações foram realizadas no Salão de Reuniões da Diretoria Regional de Ensino de Tupã.

Marcaram presença no evento: o prefeito Caio Aoqui; secretário municipal de Educação, professor Valdir Berti; e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior, Eduardo “Shigueru” Edamitsu. Já os Representantes do Legislativo Municipal no evento foram: os vereadores Charles dos Passos, Israel Veloso - “Tutu” e Antônio Carlos Meireles. Além dos representantes locais do executivo e legislativo, o evento contou também com presença da prefeita de Arco-Íris, Ana Serafim.

De acordo com a dirigente regional de Ensino de Tupã, Lucimeire Adorno, o Programa Escola da Família nasceu com o intuito ajudar jovens que querem fazer a diferença na sociedade. “Alguns universitários não possuem condições de pagar uma graduação, por isso, o programa atua oferecendo ajuda nos custeios da formação acadêmica, por meio do trabalho voluntário atendendo a comunidade”, disse.

Representando o Legislativo Municipal, o vereador Charles dos Passos informou que fez parte nas primeiras turmas do programa em Tupã.  “Estou muito feliz em poder representar o Legislativo Municipal, e também ser testemunha do sucesso do Programa Escola da Família, que vem oportunizando estudos aos jovens e possibilitando que seus sonhos se realizem. Fiz uma Moção de Congratulações pelo aniversário do programa, porque merece o reconhecimento do Legislativo, além de ser um incentivo aos participantes”, informou.

O secretário municipal de Educação, professor Valdir Berti, salientou que a criação do programa é uma contribuição para a comunidade, sendo reconhecido internacionalmente.

“O doutor Gabriel Chalita tinha uma grande preocupação com a educação, e pensou ‘existem grandes estruturas físicas das escolas, que ficam fechadas aos finais de semana. Por que não abrir para a comunidade?’. O programa é tão importante que suas características estão previstas na LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e seu sucesso foi tão grande que ganhou dimensões internacionais, onde a ONU conheceu o programa na época e participou durante 4 anos como parceira deste”, informou.

Já o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo “Shigueru” Edamitsu salientou o impacto no desenvolvimento da cidadania dos alunos e na formação profissional. “O programa possibilita a integração entre escola, aluno e a comunidade, promovendo cidadania, responsabilidade e comprometimento, que são características muito importantes para o mercado de trabalho. Esta iniciativa possibilita um custeio de 50% da mensalidade da faculdade, que somado aos 50% custeados pela faculdade, faz com que o estudante tenha condições de estudar de forma gratuita”, destacou.

O prefeito Caio Aoqui destacou os impactos do programa nos estudos e no fomento à educação. Ele concluiu parabenizando os organizadores e estudantes participantes.

“O Programa Escola da Família é muito importante para a formação dos estudantes, pois estimula ações que constroem a cidadania e possibilitam o ingresso para instituições de ensino superior. Parabenizo o programa pelos 16 anos de realizações, parabenizo também a Diretoria Regional de Ensino por gerenciar o programa em Tupã, e os alunos participantes, pois uma boa educação é fundamental para a construção de uma grande nação”, parabenizou.

 

Programa Escola da Família

Instituído no dia 23 de agosto de 2003 pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), o Programa Escola da Família proporciona a abertura das escolas da Rede Estadual de Ensino aos finais de semana, no período das 9h às 17h, com o objetivo de disseminar a cultura de paz, despertar potencialidades, ampliar horizontes, incluir, estimular o protagonismo juvenil e valorizar o trabalho voluntário.

Em Tupã, o programa atende sete escolas: EE Prof. Anísio Carneiro, EE Irene Resina Migliorucci, EE Índia Vanuíre, EE Joaquim Abarca, EE Luiz de Souza Leão, EE Maestro Nelson de Castro e EE Sebastião Teixeira Pinto.

Cada escola organiza as atividades, oficinas e projetos centrados em cinco eixos: aprendizagem, esporte, trabalho, cultura e saúde, que atendam às expectativas do público participante visando a inclusão, a participação ativa da comunidade escolar e extraescolar, maior participação de pais e alunos na construção de uma cultura de prevenção, de espectadores críticos conscientes e na construção de uma escola mais solidária. Visa no protagonismo juvenil, incentivo ao trabalho voluntário e espaço para prática de horas de estágio.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2019