Programa VivaLeite passa a distribuir de segunda e quarta na próxima semana - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Programa VivaLeite passa a distribuir de segunda e quarta na próxima semana

04 de Setembro de 2019 - SAÚDE

Por: Assessoria de Imprensa


Programa VivaLeite passa a distribuir de segunda e quarta na próxima semana

A Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a partir da próxima semana, os leites fornecidos à população através do programa “VivaLeite” terão o cronograma de entrega alterado, pois o Governo Estadual alterou a cooperativa de distribuição.

A diretora do departamento de Atenção Básica, Simone Veronez Bauer, salientou que o VivaLeite é um programa do Governo do Estado de São Paulo, que beneficia famílias de baixa renda.

“As Unidades Básicas de Saúde do município realizam a distribuição dos leites para os beneficiários deste programa das 7 às 9 da manhã - um curto tempo, pois o leite não deve permanecer mais de duas horas nas Unidades de Saúde. A partir da semana que vem, a distribuição será realizada de segunda e quarta nos mesmos horários e pontos de coleta. Pedimos para que os munícipes contemplados fiquem atentos e não percam o dia da entrega”, afirmou.

Já a diretora do Departamento de Saúde Mental, Nilcéa Guandalini, destacou que a nova licitação foi organizada pelo Governo do Estado. “Não é só o município de Tupã que contará com essa mudança, os demais municípios contemplados pelo programa também estão passando por essas alterações”, disse.

 

O programa “Vivaleite”

O “Vivaleite” é o maior programa de distribuição gratuita de leite pasteurizado do Brasil, criado pelo Governo do Estado de São Paulo em 1999, foi instituído pelo Decreto n. 44.569.

Em Tupã, as crianças que podem participar do programa devem ter de 6 meses a 5 anos e 11 meses. Já na Capital e Região Metropolitana, idosos acima de 60 anos também podem se cadastrar no projeto.

O objetivo é auxiliar na prevenção e combate, principalmente, da anemia ferropriva, garantindo a suplementação alimentar infantil com a distribuição de leite fluido pasteurizado e integral, enriquecido com ferro e vitaminas A e D.

O Vivaleite prioriza famílias em que os pais se encontram desempregados e crianças em situação de extrema pobreza, que consequentemente estão mais vulneráveis à desnutrição. A renda mensal de até 1/4 de salário mínimo per capita. Por mês, cada beneficiário recebe 15 litros de leite enriquecido com ferro e vitaminas A e D.

Além disso, as famílias cadastradas devem fazer acompanhamento mensal com medições e de peso para as crianças menores de dois anos e bimestral ou trimestral para os maiores de dois anos, para o melhor acompanhamento dos padrões de crescimento e desenvolvimento da criança.

 

Cadastro

O primeiro passo para se cadastrar no projeto Viva Leite, é obter o Número de Identificação Social (NIS), para isso, basta se dirigir ao Sistema de Cadastro Único (CADÚNICO) do município de Tupã, localizado na Rua Tapajós 999, que atende de segunda a sexta, das 7 às 17 horas.

Para realizar o cadastro, é necessário estar munido dos seguintes documentos: Conta de Luz recente; Certidão de Nascimento ou Casamento; RG, CPF e Titulo de Eleitor e Carteira de Trabalho, mesmo que não tenha registro.

Após, deve ser feito o cadastro da criança, realizado na Unidade de Saúde onde a família é pertencente. Também é necessária a apresentação de documentos como RG, CPF e NIS (Número de Identificação Social).

 

Confira o cronograma:

 

DIAS

SEMANA

Nº DE LITROS

5/9

Quinta

2L

9/9

Segunda

1L

11/9

Quarta

2L

16/9

Segunda

2L

18/9

Quarta

2L

23/9

Segunda

1L

25/9

Quarta

2L

30/9

Segunda

1L

 





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2019