Palestra com 3 sobreviventes de Hiroshima acontece hoje - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Palestra com 3 sobreviventes de Hiroshima acontece hoje

05 de Setembro de 2019 - CULTURA

Por: Assessoria de Imprensa


Palestra com 3 sobreviventes de Hiroshima acontece hoje

A palestra com três sobreviventes do ataque nuclear de Hiroshima, será realizada nesta quinta-feira, dia 5 de setembro, às 19h30, no ginásio das Faculdades Faccat, localizado na Rua Caingangs, nº 171-133. O evento será gratuito e reconstrói as histórias do militar Takashi Morita e dos civis Kunihiko Bonkohara e Junko Watanabe.

Os sobreviventes descreverão o que viveram e como sobreviveram ao ataque, além de contarem suas experiências de vida, imigração para o Brasil e as consequências da tragédia. Além da palestra, o evento contará com apresentação de dança com o Fujinkai de Bastos, e Taikô Kaminari Wadaiko de Tupã.

Segundo o Vinicius Mizobe, um dos organizadores do evento, a palestra tem o objetivo de conscientizar as novas gerações sobre as tragédias do passado, enfatizando a importância do diálogo.

“Através dos relatos, os sobreviventes farão os participantes refletirem sobre como a falta de diálogo pode ser trágica. A preservação de memórias e o estudo da história são fundamentais para conhecer os erros passados e aprender com eles, evitando repeti-los”, enfatizou.

Representando o Legislativo Municipal, sendo um dos articuladores do evento, o vereador Alexandre Scombatti, destacou a importância da palestra, que além do caráter educativo, traz uma forte conotação pacifista.

“Neste momento de grandes conflitos, este tipo de apresentação é fundamental, especialmente porque muitas vezes o diálogo é deixado em segundo plano. O bombardeio em Hiroshima é um dos episódios mais marcantes da história da humanidade, e não pode ser esquecido jamais. A importância desta palestra se dá principalmente porque nos leva a uma reflexão mais profunda sobre diálogo e paz”, disse Scombatti.

O secretário municipal de Cultura, Duda Gimenez, enfatizou a preservação de patrimônios históricos e memórias, bem como a oportunidade única de conhecer testemunhos como estes.

“Uma das melhores formas de manter um conhecimento vivo é por meio do compartilhamento, e esta palestra difunde testemunhos de pessoas que sobreviveram a uma das maiores tragédias da humanidade. Esta é uma oportunidade única de conhecer sobreviventes de Hiroshima”, salientou.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e vereador licenciado, Eduardo “Shigueru” Edamitsu, enfatizou a importância de a população conhecer e prestigiar a palestra.

“Esta palestra é muito importante para a população, especialmente para os alunos, pois agrega conhecimento a respeito do ocorrido em Hiroshima, tanto com as fotos e canções utilizadas, quanto com os relatos contados por eles”, destacou.

O prefeito Caio Aoqui ressaltou a valorização da história e aprendizado. E concluiu convidando a população para prestigiar e aprender com os sobreviventes.

“Agradeço a oportunidade de a Prefeitura poder participar apoiando esta palestra, pois sabemos que acontecimentos como os de Hiroshima apresentam muitos erros do passado que não devem ser cometidos no presente e futuro. Convido a população para prestigiar esta palestra, conhecendo o ocorrido em Hiroshima a partir de testemunhos de três pessoas que sobreviveram”, convidou.

 

Hiroshima

No dia 6 de agosto de 1945, os Estados Unidos lançaram uma bomba nuclear na cidade de Hiroshima. Três dias depois, atingiram também Nagasaki. Foram milhares de mortos e feridos, além de sobreviventes que buscaram retomar suas vidas após a tragédia. Dados oficiais informam entre 130 mil e 240 mil mortos.

No Brasil, há 83 sobreviventes das bombas; todos associados à Associação Hibakusha Brasil Pela Paz, anteriormente chamada de Associação das Vítimas da Bomba Atômica no Brasil. Após ajuda médica e reconhecimento dado a essas pessoas, a associação passou a se dedicar também à propagação de mensagens de paz e pelo fim de armas e usinas nucleares.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2019