Palestra com três sobreviventes de Hiroshima reuniu cerca de mil pessoas - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Palestra com três sobreviventes de Hiroshima reuniu cerca de mil pessoas

09 de Setembro de 2019 - CULTURA

Por: Assessoria de Imprensa


Palestra com três sobreviventes de Hiroshima reuniu cerca de mil pessoas

Na quinta-feira (5), o Complexo Kawano das Faculdades Faccat reuniu cerca de mil pessoas para prestigiar a palestra com sobreviventes do ataque de Hiroshima, em 1945. O tema principal, relatado por Takashi Morita, Kunihiko Bonkohara e Junko Watanabe foi “A bomba atômica, a bomba que assustou o mundo, subjugou-o e o faz até hoje”.

O evento contou com a presença da equipe de organização, tradutores dos sobreviventes, alunos da instituição, população em geral, além de vereadores, secretários municipais e prefeito.

Segundo o professor André Lopes, que estava acompanhando os sobreviventes, o objetivo da palestra é conscientizar os jovens sobre o ataque nuclear à Hiroshima. “O principal objetivo dessa palestra é transmitir aos participantes que o assunto não pode ser esquecido. Além disso, buscamos orientar a nova geração que a paz deve prevalecer sempre. Alerto ainda que a quantidade de bombas atômicas que existem no planeta tem capacidade de destruí-lo cerca de 20 vezes, por isso, pedimos a promoção da paz a todos”, salientou.

Junko Watanabe, uma das sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima, explicou o que vieram transmitir para a sociedade tupãense. “Nós viemos passar para todos os presentes, as nossas experiências e conhecimentos sobre essa tragédia que sentimos na pele e, acima de tudo, viemos para transmitir nosso sentimento de paz”, disse.

Marcos Nomura, vice-prefeito da cidade nipônica, Bastos, também esteve presente na palestra e salientou a importância da realização de um evento como este. “Os ensinamentos serviram para orientar que podemos ter um universo mais agradável e harmonioso. Com certeza, o público presente teve uma ideia de como foi essa catástrofe da humanidade”, afirmou.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo “Shigueru” Edamitsu, falou que o evento foi realizado pela parceria da Associação Cultural Esportiva e Recreativa de Tupã (ACERT), Prefeitura, Câmara Municipal (através do vereador Alexandre Scombatti), além da iniciativa do organizador Vinicius Mizobe.

“Este evento veio para conscientizar os jovens sobre esse triste episódio da história da humanidade. A lição que ficou para nós, é de preservar a paz em nosso município e em todo o mundo”, destacou.

De acordo com o presidente da ACERT, Newton Takahara, a palestra gerou grande emoção aos que prestigiaram. “Essa atitude de passar para a nova geração as situações vividas, com certeza conscientiza os mais novos. Vimos muitas pessoas chorando, o que confirma que realmente foi muito emocionante”, afirmou.

Já o prefeito Caio Aoqui, ressaltou que foram relatadas três emocionantes histórias de superação, que com certeza ficará marcada na memória dos participantes. “Eles trouxeram relatos e visão de experiência que tiveram de um dos momentos mais trágicos da história da humanidade, que matou milhares de pessoas e acabou com sonhos de muitas famílias”, comentou.

Caio acrescentou que os sobreviventes destacaram muito a questão da paz e de poder viver em união e harmonia. “Mostraram que devemos sempre ajudar um ao outro, e sem dúvidas, isso realmente é o mais importante, essas são histórias que até hoje repercutem e emocionam muitas pessoas. Tivemos quase mil pessoas presentes no evento, o que confirma o sucesso desta realização. Parabenizo todos os envolvidos”, falou o chefe do Executivo.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2019