Prefeitura realizará mutirão em combate ao escorpião no sábado - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Prefeitura realizará mutirão em combate ao escorpião no sábado

10 de Setembro de 2019 - LIMPEZA

Por: Assessoria de Imprensa


Prefeitura realizará mutirão em combate ao escorpião no sábado

A Prefeitura de Tupã realizará neste sábado (14) um mutirão intersetorial para o combate ao escorpião, nas proximidades da creche Manuel Campos Ruiz, localizada na Vila Abarca. Desde o início do mês, diversas atividades para a conscientização da população foram efetuadas.

Para a organização do projeto, foi realizada uma reunião com as Secretarias Municipais envolvidas e o Conselho de Pais da creche Manuel Campos Ruiz. O objetivo da ação é eliminar os possíveis abrigos dos escorpiões, com a finalidade de evitar acidentes com esses animais.

Representando o Conselho de Pais da creche Manuel Campos Ruiz, Bruno Pessotte, comentou que a parceria entre Prefeitura e comunidade é essencial para combater o escorpião no município.

“Durante a caminhada realizada no feriado, orientamos os moradores do entorno da creche sobre o mutirão do sábado. É muito importante que a comunidade abrace essa causa, colocando os materiais que não tem mais serventia para fora das residências e eliminando possíveis abrigos de escorpião”, disse.

Segundo o responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Tupã, Robison Luiz, nas semanas anteriores foram realizados diversos trabalhos nas imediações da creche.

“Foi realizada uma reunião entre todos os secretários das Pastas envolvidas e com os pais, para traçar as metas de trabalho. A partir disto, foi realizada a busca e captura do escorpião no período diurno e noturno, capacitação de funcionários, trabalho pedagógico com as crianças e conscientização de pais e moradores da região”, explicou.

O secretário municipal de Saúde, Laércio Garcia, informou que o projeto será realizado nas proximidades da creche, porque as unidades escolares são prioritárias.

"Todas as creches-escolas estão no protocolo de prioridades do Ministério da Saúde, então inicialmente realizaremos o mutirão nas imediações da creche Manuel Campos Ruiz, devido ao acidente recente. Posteriormente, o projeto será expandido para outras áreas como as escolas e demais creches municipais”, disse.

Para o secretário municipal de Planejamento, Valentim César Bigeschi, a ação vai contribuir diretamente para evitar possíveis acidentes com o animal. “Esses animais costumam se esconder em locais que se assemelham à condição da natureza, como entulhos e materiais inservíveis. Por isso, é importante que a população colabore com a ação e coloque esses materiais para fora de suas residências. A ação pode evitar que incidentes ocorram”, afirmou.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Rodrigues, o “Zé Vinagre”, comentou que a falta de limpeza pode ser um dos fatores determinantes para o aparecimento de escorpião. “A orientação é que a população mantenha seus terrenos limpos e roçados, sem o acúmulo de entulhos ou resíduos vegetais. Locais com materiais inservíveis podem abrigar estes animais”, disse.

Já o secretário municipal de Educação, professor Valdir Berti, ressaltou que o trabalho integrado entre as secretárias se dividiu em três etapas.

“Primeiramente realizamos a conscientização da população sobre medidas de combate ao escorpião com a entrega de panfletos, no segundo momento um muro para a proteção da creche está sendo construído e em terceiro faremos o mutirão para recolher todos os materiais inservíveis que podem se tornar abrigo desses animais”, destacou.

Professor Valdir, também disse que no sábado, dia 14 de setembro, será o dia “D” da campanha, que além da recolha dos materiais inservíveis, contará com uma passeata em conjunto da comunidade.

“O mutirão marca o encerramento das ações na Vila Abarca. Contamos com a presença da comunidade nesta ação contra o escorpião. Precisamos da colaboração de todos para eliminar esta ameaça do município”, afirmou.

Já o prefeito Caio Aoqui destacou que o objetivo da ação é tornar o município mais seguro para a população. O chefe do Executivo também pediu a colaboração da população nestas ações.

“Devido à proximidade do verão e ao período de reprodução dos escorpiões, que ocorre de agosto até abril, as incidências se tornam mais frequentes, por isso, a Prefeitura vem ampliando todos os serviços de combate deste animal. Gostaria de pedir a colaboração da população nesta ação, colocando todos os materiais que possam servir de abrigo a estes animais para fora, e conscientizando seus familiares e amigos sobre a importância da eliminação dos esconderijos dos escorpiões”, concluiu.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2019