Decreto denomina Vicinal SPV-75 de “Stefan Banderchuk” - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Decreto denomina Vicinal SPV-75 de “Stefan Banderchuk”

11 de Setembro de 2019 - HOMENAGEM

Por: Assessoria de Imprensa


Decreto denomina Vicinal SPV-75 de “Stefan Banderchuk”

O prefeito Caio Aoqui assinou na última sexta-feira (6) o decreto Nº 8.590, que faz com que a Estrada Vicinal SPV-75 se denomine “Estrada Municipal Vicinal Stefan Banderchuk”.  O decreto atende a indicação nº 508/2019, de autoria do Vereador Alexandre Scombatti, e tem o objetivo de valorizar a gratidão e o reconhecimento público do homenageado.

A assinatura do decreto foi realizada na Sala de Reuniões “Valter Zômpero”, contando com a presença de vereadores, secretários municipais, autoridades e familiares do Stefan Banderchuk.

A vicinal tem início na Estrada Municipal TUP-040 – Vicinal Adelelmo Piva e termina na divisa do perímetro urbano do Distrito da Varpa, no início da Rua João Batista; totalizando 8,25Km.

Representando o Legislativo tupãense, o vereador Alexandre Scombatti, autor da indicação, salientou a importância desta homenagem e a valorização dos imigrantes na história de Tupã.

"É preciso reconhecer e prestar homenagens àqueles que, com muito sacrifício, ajudaram a construir nosso município. Se não fosse pela rica história de trabalho de todos os imigrantes que muito trabalharam pelo desenvolvimento de Varpa, Tupã seria hoje uma cidade completamente diferente. Por isso, propusemos esta homenagem, que é um reconhecimento ao legado de Stefan Banderchuk, e a todos os imigrantes que dedicaram suas vidas para forjar este município que tanto amamos", elogiou.

O prefeito Caio Aoqui ressaltou a importância de reconhecer os trabalhos de pessoas que lutaram pela cidade, e a relevância de manter estas memórias vivas por meio de denominações como esta.

“Nossa cidade só chegou aqui por conta das lutas e esforços de muitas pessoas, dentre elas, Stefan Banderchuk, um dos grandes pioneiros do distrito da Varpa. Para construir uma identidade local, é fundamental manter vivas as memórias de nossa cidade, e esta é uma das melhores formas de preservar a história dos pioneiros”, concluiu.

 

Stefan Banderchuk

Nascido em Kostopol, na Polônia, no dia 20 de março de 1918, Stefan Banderchuk vem para o Brasil em 1927 para se aliar aos seus conterrâneos imigrantes, para se situar em Varpa (atual distrito), passando a realizar atividades rurais como colaborador, e posteriormente com o transporte em carros de bois. Tinha vocação musical e era poliglota, dominando o português, polonês, ucraniano, leto e russo. Casou-se com Vera Suchoj, com quem teve cinco filhos entre 1940 e 1958. Obteve cidadania brasileira, viu seus filhos formarem famílias e devido a patologias ficou com sua saúde debilitada. Stefan veio a óbito em 15 de maio de 2000, aos 82 anos de idade.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2019