Edição comemora 97 anos de Varpa - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Edição comemora 97 anos de Varpa

08 de Novembro de 2019 - FEIRART

Por: Assessoria de Imprensa


Edição comemora 97 anos de Varpa

Um dos importantes projetos culturais que fomentam a arte e cultura em Varpa realizado na Praça Central, será neste sábado (9), a partir das 17 horas. A FeirArt deste mês, que comemora os 97 anos de fundação do distrito, conta com diversas atrações ao público.

Além de contar com a tradicional feira de artesanato, praça de alimentação e comidas típicas, o evento deste mês terá como atração principal a apresentação da Orquestra Municipal “Maestro Júlio de Castro”.

O secretário municipal de Cultura, Duda Gimenez, parabenizou o distrito pelos 97 anos e afirmou que a FeirArt é uma forma de promover cultura para os moradores de Varpa.

“Sabemos que nossa região é repleta de artesãos e artistas. Por isso, nosso objetivo com a FeirArt é justamente fortalecer o segmento cultural local. Gostaria de parabenizar o distrito pelo aniversário de 97 anos”, disse.

Representando o legislativo, o vereador Charles dos Passos, parabenizou o distrito pelos 97 anos e destacou que Varpa possui uma história e cultura rica. O parlamentar também convidou a população para conhecer e participar do evento.

“Com o evento, buscamos ampliar a visibilidade de Varpa e seus protagonistas, pois o distrito possui uma história muito rica que merece ser valorizada por todos. Gostaria de convidar a população para visitar o distrito e se encantar com a cultura do local”, enfatizou.

Já o prefeito Caio Aoqui convidou a população para prestigiar a FeirArt, que comemora o aniversário deste distrito e proporciona momentos de entretenimento, cultura e lazer à população.

“É muito importante que a população participe de nossos eventos realizados em Tupã e também nos distritos de Varpa e Universo. Muitas pessoas ainda não conhecem o FeirArt e esta é uma oportunidade para que conheçam o projeto e desfrutem da vasta cultura do distrito. Por isso, convido a todos para prestigiarem esta edição”, concluiu

 

História de Varpa 

Varpa é um distrito localizado no sul do município de Tupã, conhecido por concentrar uma comunidade de imigrantes letos e riqueza em recursos ecoturísticos.

O povoado foi colonizado por imigrantes da Letônia, país europeu situado na costa do Mar Báltico. Os colonizadores, predominantemente religiosos batistas, vieram após o domínio da Revolução Russa, pois o regime bolchevista estava cerceando a liberdade de culto. Estabeleceram-se na margem direita do Rio do Peixe, a partir de novembro de 1922.

Segundo registros, os imigrantes desembarcavam da Europa no Porto de Santos e depois de 22 horas viajando pela Estrada de Ferro Sorocabana, desciam na estação Sapezal, em Paraguaçu Paulista e caminhavam 31km pela mata até chegarem à colônia.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Recapeamento
abrir vídeo +
Limpeza de Espaços Públicos
abrir vídeo +
Macrodrenagem
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2020