XXVIII Encontro de Bandeiras reuniu cerca de 400 pessoas - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


XXVIII Encontro de Bandeiras reuniu cerca de 400 pessoas

14 de Janeiro de 2020 - FOLIA DE REIS

Por: Assessoria de Imprensa


XXVIII Encontro de Bandeiras reuniu cerca de 400 pessoas

Na noite do último domingo (12), a Igreja Matriz de São Pedro recebeu o tradicional Encontro de Bandeiras de Folia de Reis, que reuniu um público de cerca de 400 pessoas e contou com a participação de 5 bandeiras (2 locais e 4 da região). O evento, que é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura, com o apoio da Matriz, visa resgatar e manter tradições relacionadas à Folia de Reis.

            Participaram do evento as seguintes bandeiras: Grupo Baiano e Divino Espírito Santo, de Tupã; Bandeira da Paz, de Herculândia; Passagem dos Reis Magos “Resgatando a Tradição”, de Parapuã; e Estrela D’alva, de Pacaembu.

            O secretário municipal de Cultura, Duda Gimenez, destacou que o evento possibilita a difusão do conhecimento desta tradição, fortalece e possibilita sua manutenção. Ele ainda destacou que todas as bandeiras participantes do encontro receberam um troféu de participação.

            “É gratificante notar a participação de bandeiras locais e da região neste evento. Este encontro fortalece a manutenção da Folia de Reis, valoriza a cultura regional e possibilita a troca de experiência entre as bandeiras. Além disso, oportuniza a população de ter contato com elementos intrínsecos da tradição de nossa cidade”, salientou.

            Representando o Legislativo, o vereador Charles dos Passos parabenizou a organização e realização do evento e destacou a importância de manter vivas tradições ligadas à história e cultura da cidade.

“O Encontro de Bandeiras de Folia de Reis é um evento cultural e religioso já tradicional de nossa cidade, onde muitas bandeiras de Tupã e região já participaram e ainda continuam se encontrando anualmente. Parabenizo a Prefeitura pela realização deste encontro e desejo que esta tradição cresça a cada ano”, disse.

            O padre Carlos Roberto dos Santos, pároco da Igreja Matriz de São Pedro, destacou que o evento é ligado à religião e que a cidade tradicionalmente realiza este encontro, sendo um dos destaques em nossa região pela atenção e valorização da Folia de Reis.

            “Para nós, é um prazer contribuir com a manutenção da tradição da Folia de Reis, pois além de ser um evento ligado à igreja, é uma realização tradicional de nossa cidade. Desde quando cheguei em Tupã, busquei contribuir com esta realização. Creio que esta celebração enriquece a nossa cultura e faz com que esta história seja lembrada e contada anualmente”, salientou.  

             O prefeito Caio Aoqui agradeceu o apoio da Igreja Matriz nesta realização e a participação das bandeiras locais e da região. O chefe do Executivo também convidou a população para conhecer um pouco mais da cultura e tradição da cidade por meio de eventos e equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura.

            “Uma das melhores maneiras de preservar a cultura, patrimônios históricos e tradições é por meio da divulgação e difusão; e este evento é um exemplo de um bem cultural mantido com a ajuda da Administração Municipal, Igreja Matriz, grupos da região e população. Agradeço a participação das bandeiras de diversas cidades, agradeço também o apoio da Matriz para a realização deste encontro”, convidou.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Recapeamento
abrir vídeo +
Limpeza de Espaços Públicos
abrir vídeo +
Macrodrenagem
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2020