Dia D contra o sarampo e mutirão de cadastramento no SUS serão neste sábado (15) - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Dia D contra o sarampo e mutirão de cadastramento no SUS serão neste sábado (15)

12 de Fevereiro de 2020 - SAÚDE

Por: Assessoria de Imprensa


Dia D contra o sarampo e mutirão de cadastramento no SUS serão neste sábado (15)

Todos os postos de saúde do município realizarão um mutirão de atendimentos neste sábado (15), das 8 às 17 horas. Além do “Dia D” de vacinação contra o Sarampo e atualização da vacina em prevenção à Febre Amarela, as equipes também farão o cadastramento da população no Sistema Único de Saúde (SUS).

            A iniciativa visa ampliar a cobertura vacinal do público-alvo da Campanha Nacional Contra o Sarampo, que é de pessoas com idades entre 5 e 19 anos. As equipes também vão conferir a caderneta de vacina de crianças de 4 a 7 anos, para atualizar a imunização contra a Febre Amarela, pois o Calendário Nacional de Vacina prevê uma segunda dose para pessoas desta faixa etária.

            De acordo com a chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica, Juliana Yuri, o mutirão de atendimentos será uma oportunidade para todos aqueles que não conseguem comparecer aos postos de saúde nos horários convencionais de atendimento. Ela explica que a população deve comparecer aos locais para regularizar a situação vacinal e do cadastramento no SUS.

            “O mutirão de sábado reúne três tipos de atendimentos para a população. Compreendemos que existem pessoas que trabalham e não conseguem comparecer aos postos de saúde em horários habituais de atendimento. Por isso, realizaremos este mutirão para facilitar a vida da população”, comentou.

            Já a chefe do Setor de Atenção Básica, Simone Veronez Bauer, destacou que além da carteira de vacina, a população deve comparecer nos postos de saúde munidos com o CPF, Comprovante de Residência, Cartão do SUS e número do NIS (para os beneficiários do Bolsa Família).

            “Para efetuar o cadastramento no SUS, além de sua própria documentação, a pessoa pode levar os documentos de toda a família. Esta é uma ação que garante os direitos da população utilizar o Sistema. Por isso, todos devem estar cadastrados e regularizados”, enfatizou.

            O secretário municipal de Saúde, César Donadelli, ressaltou que a ação beneficia a própria população, que pode regularizar três situações de uma vez. “O mutirão oferece a oportunidade de normalização de três situações de uma única vez. Por isso, convido toda a população para verificar a caderneta de vacina e também efetuar o cadastramento no SUS, por meio dos postos de saúde”, convidou.

 

Vacinação contra o Sarampo

 

            O Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus que pode ser fatal. A única forma de prevenção contra a doença é a vacinação. No mutirão deste sábado, pessoas pertencentes do público-alvo da campanha (5 a 19 anos) que ainda não estão com o esquema vacinal completo devem se imunizar.

 

Vacinação contra a Febre Amarela

 

            A Febre Amarela também é uma doença infecciosa causada por um vírus e é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti (infectado pelo vírus). A forma mais eficaz de prevenção contra a doença é a vacinação.

             O Calendário Nacional de Vacinação prevê uma segunda dose da imunização contra a febre amarela para crianças com idades de 4 a 7 anos e, por isso, no mutirão, as equipes também aplicarão doses da vacina nas pessoas desta faixa etária.

 

No mutirão de atendimentos

 

            A atualização do Cadastro no SUS é uma determinação do Ministério de Saúde para o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde. Ou seja, os municípios começarão a receber recursos de acordo com a quantidade de pessoas cadastradas no sistema.

            Esta medida impacta diretamente na vida da população, que se não estiver cadastrada, não poderá receber atendimentos pela rede pública de saúde, realizar exames ou até mesmo retirar medicamentos pelo SUS. Por isso, no mutirão as equipes estarão preparadas para efetuar o cadastramento de todos os presentes.

 

 





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Recapeamento
abrir vídeo +
Limpeza de Espaços Públicos
abrir vídeo +
Macrodrenagem
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2020