Saúde alerta sobre os cuidados para a prevenção ao coronavírus - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Saúde alerta sobre os cuidados para a prevenção ao coronavírus

19 de Março de 2020 - COVID-19

Por: Assessoria de Imprensa


Saúde alerta sobre os cuidados para a prevenção ao coronavírus

Com a presença de casos suspeitos e confirmados do coronavírus (COVID-19) por todo o país, o Ministério da Saúde lançou na última sexta-feira (13) um comunicado com recomendações para evitar a disseminação da doença entre as cidades e estados. Em Tupã, as orientações são reforçadas através da Secretaria Municipal de Saúde, que vem se empenhando no combate à nova doença.

A Pasta responsável, após receber as orientações do Ministério, convocou diversas reuniões, junto à Administração, para tratar de estratégias eficazes no combate, mediante aos quatro casos suspeitos no município.

Na manhã da última terça-feira (17), o prefeito Caio Aoqui assinou o decreto Nº 8.727, que aponta todas as medidas adotadas pela Administração, que contribuirão e servirão de base para a população, visando a prevenção ao novo vírus.

De acordo com o médico infectologista, Douglas Batista da Silva, as prevenções que podem ser tomadas por toda a população, são atitudes simples do dia a dia, como lavar as mãos com água e sabão.

“Esta pandemia pode parecer muito perigosa, mas com a mudança de hábitos de higiene de toda a população, ela pode passar pelo município tranquilamente. É claro que, por ela ser intensamente contagiosa, haverá casos confirmados da doença, mas que poderão ser controlados com mais facilidade pelo setor municipal de Saúde. O vírus contém uma camada externa de gordura, que chamamos de envelope viral, que pode ser facilmente eliminada com o uso do sabão, que desmancha a gordura”, contou.

O infectologista explicou quais precauções e atitudes a população pode adotar diante desta pandemia. “Lavar bem as mãos (dedos, palma, unhas, dorso e punho) com água e sabão, adotar o uso de toalhas de papel para secar as mãos, higienizar as mãos e objetos usados cotidianamente com álcool em gel, utilizar lenços descartáveis para higienização nasal e separar as roupas dos infectados no momento de lavá-las, são algumas das atitudes essenciais que podem ser adotadas por todos nós”, explicou.

Ainda segundo as orientações do médico, a utilização de máscaras faciais descartáveis em pessoas saudáveis é um desperdício e pode proporcionar a escassez do produto, deixando em risco as pessoas que realmente precisam utilizar estes equipamentos.

“Estamos vivendo um momento de alerta e, diante disso, precisamos agir com mais empatia. As máscaras descartáveis, por exemplo, devem ser usadas apenas por pessoas que estejam em contato com o vírus a todo o instante, como profissionais da Saúde e pessoas já infectadas pela doença. Além deles, é recomendado que pessoas que trabalhem diretamente com idosos e mulheres que estejam amamentando também usem as máscaras”, alertou.

De acordo com as informações passadas pela Secretária Municipal de Saúde, é essencial que todas as medidas sejam tomadas imediatamente, pois se trata de um vírus altamente contagioso e que, se não controlado em cada município, poderá se alastrar rapidamente por cada estado do país. Tais medidas previamente tomadas pela Administração, junto com a colaboração de todo o município, poderão amenizar o impacto da doença, evitando que ela se dissemine.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Recapeamento
abrir vídeo +
Limpeza de Espaços Públicos
abrir vídeo +
Macrodrenagem
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99812-9447

Prefeitura Municipal de Tupã © 2020