Prefeitura destaca a importância do isolamento na prevenção ao novo vírus - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Prefeitura destaca a importância do isolamento na prevenção ao novo vírus

20 de Março de 2020 - CORONAVÍRUS

Por: Assessoria de Imprensa


Prefeitura destaca a importância do isolamento na prevenção ao novo vírus

Para evitar a disseminação do novo Coronavírus, a Prefeitura de Tupã adotou diversas medidas, atendendo às recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Além disso, a Administração Municipal ressalta a importância de a população ficar em casa.

            De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o isolamento é recomendado para reduzir as chances de transmissão do novo coronavírus entre pessoas, especialmente por aquelas que não apresentam sintomas. A Pasta informa que este isolamento previne a circulação do vírus e é mais indicado às pessoas que se encontram no grupo de risco.

              A Secretaria ainda destacou que os pacientes suspeitos da doença causada pelo novo vírus devem permanecer em casa, recebendo cuidados como hidratação e repouso, evitando compartilhamento de objetos pessoais. O contato com a secreção do paciente deve ser evitado; e a higienização das mãos e do ambiente deve ser feita constantemente.

            De acordo com Joselaine Pio Rocha, enfermeira responsável pelo Setor de Vigilância em Saúde, o Ministério da Saúde classifica esta medida como fase de contenção, promovendo quarentena domiciliar, evitando aglomerações de pessoas e retardando a progressão da pandemia.

            “Estas medidas visam diminuir o impacto do novo vírus nos serviços de saúde, proporcionando uma redução no número de casos e reduzindo o pico estimado de transmissão. Desta forma, os casos serão mais distribuídos ao longo do tempo, possibilitando que o Sistema de Saúde consiga absorver, atender e tratar os pacientes”, enfatizou.

            Joselaine ainda ressaltou algumas outras medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde, tais como etiqueta respiratória (ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e boca com um lenço ou o braço); isolamento sintomático; evitar contatos próximos, aglomerações e realizações com grande número de pessoas; reduzir o deslocamento laboral, fluxo urbano e de ensino, além da diminuição de movimentação nas UTIs.

            “Os cuidados da população que pertence ao grupo de risco devem ser redobrados, evitando ainda mais o contato com pessoas e locais de grande movimentação. A higiene e a limpeza são fatores fundamentais para evitar a contaminação com este vírus”, complementou.

            Segundo Joselaine, mesmo com o isolamento, alguns cuidados são necessários para manter a casa livre do novo vírus, tais como a higienização das mãos assim que retornar ao domicílio, limpeza de pertences (celulares, óculos, entre outros) e embalagens. Também é recomendável a higienização dos animais domésticos após passeio, além de separar roupas em um cesto após o retorno de ambientes externos.

            “Estas recomendações devem ser intensificadas pelos pertencentes do grupo de risco, incluindo limpeza de superfícies de contato no interior da residência, distanciamento entre as pessoas, uso de banheiros e quartos separados entre moradores; e manter os ambientes bem ventilados e arejados”, destacou.  

            A enfermeira ainda ressaltou as recomendações para os usos de máscaras e dos cuidados individuais. “O uso de máscaras é recomendado às pessoas que apresentam sintomas ou que se encontram no grupo de risco, além de profissionais que terão contato com esses pacientes. Pedimos que a população evite o consumo destes equipamentos de forma desordenada, pois prejudica a demanda e pode fazer falta para quem realmente necessita”, explicou.

 

Coronavírus

            O novo Coronavírus faz parte de uma família de vírus que causam infecções respiratórias. Os principais sintomas são comuns aos de uma gripe, como tosse, febre e dificuldade para respirar. O grupo de risco é: idosos (pessoas acima de 60 anos), fumantes, asmáticos, pessoas com doenças do coração e diabéticos.

 





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Recapeamento
abrir vídeo +
Limpeza de Espaços Públicos
abrir vídeo +
Macrodrenagem
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99812-9447

Prefeitura Municipal de Tupã © 2020