Prefeitura lembra Luta Antimanicomial - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Prefeitura lembra Luta Antimanicomial

20 de Maio de 2020 - SAÚDE

Por: Assessoria de Imprensa


Prefeitura lembra Luta Antimanicomial

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é comemorado em 18 de maio. Para lembrar a importância da data, a Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove uma confraternização entre os moradores das Residências Terapêuticas para celebrarem a conquista de seus direitos.

De acordo com a diretora do departamento de Saúde Mental, Nilcéa Guandalini, durante toda essa semana serão trabalhadas temáticas do luta antimanicomial com os moradores das Residências Terapêuticas. Além disso, cada casa terá uma festividade para seus residentes.

            “Todos os anos realizamos ações para conscientizar a população sobre os direitos das pessoas com sofrimento mental, e em 2020 não é diferente. Mesmo com a pandemia do novo Coronavírus, estamos orientando e alertando a população. Além de fazer uma festa em cada residência para comemorar a conquista de direitos dos moradores”, disse.

Já o secretário municipal de Saúde, Dr. Miguel Ângelo de Marchi, salientou que um dos objetivos do movimento é garantir os direitos desse grupo de pessoas. O Dr. também enfatizou que o debate sobre o assunto é uma das formas de promover a conscientização e combater o preconceito.

            “A Pasta desenvolve ações em prol dessa conscientização social, que é fundamental para combater a ideia de que essas pessoas devem ser isoladas, pois são cidadãos como qualquer outro, possuem o direito de viver em comunidade e receber acesso aos cuidados e tratamentos. Além disso, o contato com o atendimento e sociabilização contribuem também para a humanização e até a melhora do quadro neuropsiquiátrico dessas pessoas”, concluiu.

 

Dia Nacional da Luta Antimanicomial

           

A Luta Antimanicomial faz lembrar que, como qualquer cidadão, essas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento, sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

A data foi instaurada, após um Congresso Nacional de Trabalhadores de Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru, que deu visibilidade ao tema, além de inaugurar uma nova trajetória na proposta de Reforma Psiquiátrica Brasileira.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Recapeamento
abrir vídeo +
Limpeza de Espaços Públicos
abrir vídeo +
Macrodrenagem
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99812-9447

Prefeitura Municipal de Tupã © 2020