Prefeitura explica medidas preventivas ao Coronavírus - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Prefeitura explica medidas preventivas ao Coronavírus

22 de Maio de 2020 - SAÚDE

Por: Assessoria de Imprensa


Prefeitura explica medidas preventivas ao Coronavírus

A Prefeitura de Tupã alerta sobre a importância das medidas preventivas para fortalecer as ações de combate ao coronavírus na cidade. Mesmo com a reabertura do comércio local, a população deve seguir as recomendações dos órgãos de saúde para se proteger da nova doença.

Uma das principais formas de conter a propagação do vírus é o uso de máscaras sempre que sair de casa, pois o equipamento impede a disseminação de gotículas expelidas pelo nariz ou boca no ambiente, garantindo uma barreira física que vem se demonstrando eficiente no combate da doença.

“O uso de máscaras é uma estratégia para diminuir a disseminação do vírus e proteger todas as pessoas, estejam infectadas ou não. A utilização do equipamento deve ser aliada com outras medidas, para fortalecer ainda mais essa proteção”, explicou o secretário municipal de Saúde, Dr. Miguel Ângelo de Marchi.

Outra importante forma de prevenção é higienizar as mãos e punhos com frequência, esse simples ato, que protege a saúde humana de parasitas, verminoses, bactérias e vírus, é recomendado em diversas situações do cotidiano, como ao manusear as máscaras, ao sair ou retornar para casa, ao espirrar ou tossir, antes das refeições, entre outras.

A forma mais indicada para higienização é o uso de água e sabão, porém o álcool em gel 70% também pode ser utilizado quando a primeira opção não é encontrada por perto. “Essa é a melhor forma de proteção individual que existe. Para garantir a higienização correta, é preciso lavar as mãos dos dois lados, a palma e o dorso”, observou Dr. Miguel.

Além disso, as pessoas precisam evitar o contato físico e manter distância de pelo menos 1,5m de outros indivíduos. De acordo com o Dr. Miguel, esta orientação é baseada na capacidade de alcance das gotículas expelidas ao falar, tossir ou espirrar.

“O vírus é resistente e alguns estudos apontam que ele pode sobreviver no ar e em superfícies, logo, evitar este contato mais próximo, reduz significativamente a probabilidade de contágio através das gotículas expelidas, protegendo todas as pessoas que estão no ambiente ao mesmo tempo”, disse.

Aglomerações e circulações desnecessárias nas ruas também devem ser evitadas. O distanciamento social é uma forma de impedir o aumento do número de casos de pessoas doentes e, consequentemente, que ocorra uma sobrecarga no sistema de saúde municipal.

“Quanto menos pessoas estiverem doentes ao mesmo tempo, mais os equipamentos e as equipes de saúde terão condições de oferecer um atendimento de qualidade aos pacientes de Covid-19 e outros tipos de doenças. Por isso, é importante que as pessoas adotem as medidas e se mobilizem para evitar a propagação do vírus”, comentou Dr. Miguel.

 

Comércio

 

Com a reabertura dos estabelecimentos, os comerciantes também devem redobrar os cuidados para evitar a disseminação do coronavírus. A Administração sancionou o decreto 8.767/2020 que contém todas as exigências que o comércio deve seguir.

Dentre as medidas, está a assinatura do Termo de Compromisso, assegurando o cumprimento de todas as normas. Os estabelecimentos também devem disponibilizar máscaras e equipamentos necessários para todos os funcionários, oferecer água e sabão ou álcool em gel 70% para clientes e colaboradores da empresa higienizarem as mãos.

É importante restringir a entrada de crianças de até 12 anos, idosos e demais pessoas pertencentes ao grupo de risco da doença, exceto no caso de serviços essenciais. Os idosos devem ter horário especial de atendimento, sendo das 8h às 10h.

Além disso, os comércios também devem controlar o acesso e permanência de consumidores no local, não excedendo a ocupação de 30% da capacidade máxima. Também deve demarcar o local destinado para filas, com distanciamento de 1,5.

 

Higienização das máscaras

As máscaras de tecido precisam ser higienizadas corretamente para que sua proteção seja eficaz. Após o uso, é preciso lavar o equipamento em água corrente e sabão neutro, deixá-lo de molho em água, sabão e água sanitária de 20 a 30 minutos. Depois de seco, deve receber uma passada com ferro quente. A máscara deve ser guardada em um recipiente fechado.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Recapeamento
abrir vídeo +
Limpeza de Espaços Públicos
abrir vídeo +
Macrodrenagem
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99812-9447

Prefeitura Municipal de Tupã © 2020