Administração - Segunda-feira, 20 de Julho de 2020

Prefeitura e Unesp oferecerão cursos para professores da rede pública

A Prefeitura de Tupã fez uma parceria com a Unesp da cidade que beneficiará professores da rede municipal e estadual. O Núcleo de Ensino da instituição oferecerá aulas on-line de capacitação em três linhas metodológicas que unem tecnologia e inovação.

De acordo com o secretário de Educação;* Valdir Berti;* o projeto é muito importante por possibilitar aos professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio o desenvolvimento de novas didáticas e o fortalecimento das competências deles. “Os educadores terão a oportunidade de participar de aulas remotas de contação de histórias;* sobre o uso de jogos matemáticos nas aulas;* e de introdução à robótica”;* disse.

O professor pode se inscrever de forma gratuita em todas as frentes disponíveis ou escolher a que deseja participar pelo link https://bit.ly/2Wh25f2;* de 18 a 25 de julho. No primeiro dia de curso;* haverá uma apresentação na plataforma Google Meet para familiarização das ferramentas.

O prefeito Caio Aoqui afirmou estar satisfeito com a parceria. “A rede municipal conta com a colaboração de cerca de 200 professores. Esta é uma área que necessita de formação continuada;* e foi pensando nisso que nós decidimos unir forças com a Unesp de Tupã”;* e completou dizendo que a instituição vem cumprindo seu papel social. “A Unesp é nossa parceira por partilhar da mesma vontade e disposição para o progresso da educação que a Administração Municipal”;* comentou.

Cursos disponíveis

A capacitação em Contação de histórias tem como objetivo criar nos alunos o hábito pela leitura;* por meio da formação de professores-leitores que usam textos pautados no cotidiano das crianças e adolescentes. Os docentes aprenderão a trabalhar temas complexos;* desigualdade na distribuição de renda;* a individualidade dos jovens;* a cultura africana;* valorização da autoimagem negra e empoderamento das identidades;* usando análise textual;* dialogia e intertextualidade.

Já a aula de Jogos matemáticos incentivará a adoção desta didática de acordo com o conteúdo trabalhado em sala de aula e a faixa etária da turma. A capacitação abordará desde a criação das regras;* ao tempo de aula necessário para aplicação. As propostas serão apresentadas em tempo real nos dois dias de curso.

Na terceira frente do programa;* os educadores poderão construir um carrinho robô. Esta capacitação em Robótica será quinzenal e dividida em quatro módulos. Os participantes conhecerão os componentes;* os conceitos para montagem de robôs;* o planejamento e a programação para funcionamento do carrinho. Além disso;* haverá aulas práticas de matemática e física com a utilização dos fundamentos aprendidos.

Os dois primeiros cursos terão carga horária de 16h cada;* e o último;* de 32h. O núcleo de Ensino – Unesp oferecerá certificação referente ao total de horas da inscrição do participante.