Administração - Segunda-feira, 03 de Agosto de 2020

1.673 estabelecimentos comerciais geraram o Termo de Compromisso

A Secretaria Municipal de Saúde informa que;* até a última quinta-feira (30);* 1.673 estabelecimentos comerciais geraram o Termo de Compromisso;* possibilitando a reabertura mediante a adoção de medidas estabelecidas pela Prefeitura por meio de decretos. A redução em relação ao balanço anterior se deu pela verificação de multiplicidade nos documentos gerados.

De acordo com a Pasta;* 1.936 termos foram gerados até o dia 30;* um aumento de 14;*49% se comparado ao último balanço (datado de maio;* que apresentava 1.691 termos gerados). Porém;* após análises e subtração dos termos gerados múltiplas vezes pelos mesmos estabelecimentos;* o total contou com uma redução de 1;*06%;* chegando ao resultado de 1.673 estabelecimentos com o documento.

Segundo a chefe do setor de Vigilância Sanitária;* Gisele Porteiro;* todos os termos gerados até o momento tiveram uma cópia recolhida pela equipe de fiscalização da Prefeitura. “Já recolhemos uma cópia de todos os termos gerados pelos responsáveis dos estabelecimentos reabertos. Ao todo;* mais de 1.600 proprietários ou sócios aderiram e estão compromissados em seguir as determinações da Secretaria de Saúde”;* explicou.

O secretário municipal de Saúde;* Miguel Ângelo De Marchi;* enfatizou que foi fundamental estabelecer medidas que garantam a segurança da população e funcionários dos estabelecimentos durante a reabertura;* fazendo com que a economia e saúde progridam juntas. Ele salientou que a fiscalização e o cumprimento das recomendações são fundamentais para manter o comércio aberto e evitar o progresso do vírus.

“É muito importante que os comerciantes estejam empenhados neste combate e prevenção ao coronavírus;* pois desta forma a economia e saúde podem progredir juntas. Os números dos termos assinados apontam que esta medida foi amplamente aceita;* o que fortalece o combate ao vírus. Quanto ao comércio;* além do acompanhamento do cumprimento das medidas;* a Administração Municipal realiza barreiras;* fiscalizações;* organizações de filas;* aferições de temperatura;* entre outras medidas”;* salientou.

O titular da Pasta ainda pediu a colaboração da população para evitar novos contágios;* evitando que o vírus não progrida na cidade e que o comércio se mantenha aberto;* movimentando a economia e evitando sobrecargas no sistema de Saúde.

“Pedimos a colaboração da população;* para que saiam de casa somente quando necessário;* sempre utilizando máscara de proteção e mantendo o distanciamento de;* no mínimo 1;*5 metro;* de outros indivíduos. Além de evitar contatos físicos e higienizar as mãos corretamente com água e sabão ou álcool em gel 70%. Com a colaboração de todos venceremos esta pandemia”;* pediu.