Administração - Terça-feira, 08 de Dezembro de 2020

Prefeitura cria página para consulta a dados do combate à dengue

"

Para aumentar a transparência em relação à divulgação de dados;* o Departamento de Tecnologia da Informação de Tupã criou uma página no site oficial da prefeitura para que a população tenha acesso mais fácil aos relatórios relacionados às ações de combate à dengue na cidade.

Todas as informações presentes no site;* advém dos relatórios disponibilizados pela Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) para que cada município monitore o histórico das ações seguindo critérios próprios.

De acordo com o chefe de setor;* Marco Antonio de Barros – Marquinho da Dengue;* o Departamento de Entomologias e Endemias alimenta diariamente o sistema estadual;* para que a base de dados esteja completa. “Nós precisamos seguir o protocolo governamental para notificação das ações e dos casos. Isso permite gerar índices comparativos com anos anteriores”;* afirmou.

A população já pode conferir a novidade em www.tupa.sp.gov.br/dengue;* lá há sete gráficos diferentes. O primeiro apresenta uma linha do tempo contrastando os anos de 2019 e 2020;* a partir dos casos de dengue registrados a cada semana epidemiológica;* ou seja;* a cada janela de abertura e fechamento do registro de novas infecções no município.

“Nesse gráfico é possível visualizar o avanço progressivo da dengue no ano passado até alcançar o pico da epidemia. Neste ano;* a curva permaneceu achatada;* e a proliferação controlada”;* explicou Marquinho.

Um gráfico de barras apresenta a quantidade de visitas realizadas pelos agentes de combate às endemias nos anos de 2017;* 2018;* 2019 e 2020. Quanto mais imóveis vistoriados;* maiores as chances de eliminar criadouros.

O quadro de índice pluviométrico opõe a quantidade de chuva em milímetros registrada de janeiro a novembro dos dois últimos anos. O acúmulo de água parada propicia o surgimento de mais mosquitos. Tornando crucial pautar as estratégias de combate pelo nível de chuva mês a mês.

O quarto gráfico apresenta quantas pessoas foram diagnósticas com a doença mensalmente. Vale ressaltar que em maio do ano passado 2470 pessoas tiveram dengue;* em contrapartida;* em 2020 foram apenas 57. Ao lado dessas informações pode-se ver o total de casos somados ao longo do ano.

Além dos transtornos à saúde pública;* a epidemia gera custos ao município. Por isso;* é importante apresentar o quanto a administração municipal deixou de gastar com exames de laboratório. Essa informação está disponível em porcentagem e também em valores financeiros absolutos.

Por fim;* um gráfico de linhas demonstra a quantidade de focos de larvas eliminados nos primeiros 11 meses de 2019 e 2020. Esse trabalho depende da conscientização da população e dos esforços das equipes do setor.

Todos os gráficos e tabelas disponíveis no site serão atualizados frequentemente pelo setor de comunicação da Secretaria de Relações Institucionais. O prefeito Caio Aoqui declarou que “a transparência é um dos princípios fundamentais da gestão pública. Vamos continuar trabalhando na divulgação de estatísticas;* para que assim;* a população permaneça consciente da batalha constante contra a dengue”.

A visualização dos dados é mais precisa em computadores de mesa e notebooks. Alguns números podem não aparecer em celulares;* porque alguns recursos só ficam ativos com o uso de um mouse.

"