Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior - Terça-feira, 05 de Novembro de 2013

Projeto NaN orienta empresários de Tupã a aprimorar negócios

Negócio a Negócio é gratuito atende empresário em seu ambiente de trabalho e é realizado num prazo de 60 dias Empresários de Tupã têm à disposição uma importante ferramenta para conhecer melhor a realidade do setor e avaliar a sua gestão. Trata-se do projeto NaN (Negócio a Negócio), oferecido gratuitamente pelo Sebrae-SP, por meio do Escritório Regional Marília. O público-alvo do NaN são empresários de micro e pequenas empresas, principalmente dos segmentos do comércio e serviço.Com foco na gestão do negócio, o NaN tem o objetivo de identificar o estágio de desenvolvimento da empresa e como ela usa as técnicas básicas de gestão. O diferencial do NaN é o fato de os técnicos do Sebrae-SP atenderem o empresário em seu ambiente de trabalho. Basta que os interessados agendem as visitas através dos PAE´s (Postos de Atendimento ao Empreendedor) de suas cidades. O NaN compreende três visitas às empresas. Na primeira, o empresário responde um questionário com dados confidenciais, contendo questões sobre planejamento, mercado (clientes, pessoas, fornecedores, concorrentes,ponto de venda, qualidade e produtividade) e finanças (estoques, vendas, crédito, demonstrativo de resultados e caixa). Com base nessas informações, os técnicos elaboram um relatório com as prioridades a serem trabalhadas Na segunda visita, 15 dias depois após o diagnóstico, um relatório é apresentado ao empresário, que recebe ainda um caderno de ferramentas com dicas para trabalhar as questões apontadas. Ele terá mais 60 dias para realizar as tarefas sugeridas. Depois desse prazo, é realizada a terceira e última visita para finalizar as ações do NaN, oportunidade em que é realizada uma avaliação para aferir os resultados alcançados e as dificuldades encontradas durante as implementações. A partir daí, os atendimentos continuam, porém, por meio da participação dos empresários em ações promovidas pelo Sebrae-SP e consultorias, que passam a ser realizadas no próprio escritório ou nos PAE´s. O projeto NaN conta agora com a parceria da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) na realização das visitas às empresas. Segundo os técnicos do Sebrae-SP, as orientações que os empresários mais precisam são, principalmente, em relação ao controle financeiro e às ações de mercado. Os interessados em agendar as visitas do NaN podem entrar em contato com os PAE´s. Em Tupã o PAE Tupã está localizado Avenida Tapuias, 907, (14) 3441-3887.