Saúde - Terça-feira, 15 de Dezembro de 2020

Sete integrantes da ATLECA participam da 31ª Semana Literária da ABRAMES

A Secretaria Municipal de Cultura informa que a Academia Tupãense de Letras;* Ciências e Artes (ATLECA) representou a cidade na 31ª Semana Literária da Academia Brasileira de Médicos Escritores (ABRAMES);* realizada nos dias 27 e 28 de novembro de forma virtual. Sete membros participaram do evento;* e 6 destes foram premiados.

Além do presidente da ATLECA;* dr. Alcione Alcântara Gonçalves;* participaram também os membros correspondentes: dr. Paulo Camelo (de Pernambuco);* dra. Juçara Valverde (Rio de Janeiro);* dr. José Carlos Serufo (Minas Gerais);* dr. José Maria Chaves (Ceará) dr. Hélio Begliomini (São Paulo);* e dr. Nelson Jacinto (Ribeirão Preto/SP).

O evento teve 8 blocos de atividades;* com 15 palestras;* 7 conferências;* além de premiações com troféus e certificados;* e por fim;* o dr. Alcione Alcântara apresentou três trabalhos literários: “Diálogos Virtuais I”;* “Diálogos Virtuais II”;* “Pandemia – COVID 19” numa tertúlia literária.

Os integrantes da ATLECA premiados foram: Paulo Camelo (Troféu Patronesse Francisca Praguer Froes 2020);* Juçara Valverde (Certificado Mérito Acadêmico Cultural ABRAMES 2020);* Nelson Jacinto (Certificado Personalidade Acadêmica Masculina ABRAMES 2020);* José Carlos Serufo (Certificado Destaque Revelação ABRAMES 2020);* José Maria Chaves (Certificado Destaque Especial ABRAMES 2020);* Hélio Begliomini (Certificado Memória ABRAMES 2020 e 1º lugar no Concurso de Ensaio ABRAMES 2020).

Ainda no evento;* o presidente da ATLECA teve uma de suas fotografias utilizadas para ilustrar a obra “Poesia Além dos Versos”;* de autoria da presidente da SOBRAMES (Sociedade Brasileira de Médicos Escritores) regional de São Paulo;* Márcia Etelli. A foto foi apresentada como uma poesia não verbal.

De acordo com Dr. Alcione;* o evento contou com várias conferências;* com destaques para “Inteligência Artificial”;* ministrada diretamente de Paris pelo Prof. Dr. Jorge Alberto Costa e Silva. “Além da inteligência artificial;* outra conferência que nos chamou atenção foi ‘A Face Oculta da Medicina’;* que abordou a medicina dos espíritos;* experiências com médiuns que fazem cirurgias espirituais;* materialização de espíritos que foram médicos e que voltam para fazer cirurgias que os médicos atuais não conseguem”;* explicou.

O secretário municipal de Cultura;* Duda Gimenez;* enfatizou que a ATLECA tem membros em diversos estados e até fora do país;* graças aos trabalhos;* envolvimentos e participações em eventos artísticos. Ele ainda explicou ser fundamental fomentar a literatura;* arte e a ciência na cidade; estimulando o senso crítico e a criatividade.

“Esta participação e premiação é um exemplo de como a ATLECA está presente em diversas realizações culturais e artísticas do Brasil;* demonstrando sua influência e importância;* levando o nome de Tupã para o mundo. Convido a população para conhecer os trabalhos da Academia;* pois o fomento da literatura;* ciências e demais manifestações artísticas promovem o senso crítico e a criatividade”;* convidou.