Administração - Quinta-feira, 21 de Janeiro de 2021

Tupã inicia vacinação contra coronavírus

Mantendo posição de destaque nas ações contra a pandemia do coronavírus;* Tupã iniciou a vacinação contra a Covid-19 na tarde desta quarta-feira (20);* se tornando uma das primeiras cidades da região a começar a imunizar os profissionais da saúde que atuam na linha de frente contra a doença.

As primeiras doses do imunizante chegaram à cidade por volta das 22h30 desta terça-feira;* poucas horas após o prefeito Caio Aoqui;* acompanhado do vice-prefeito Renan Pontelli e do presidente da Câmara Municipal;* Eduardo Shigueru;* se encontrarem com o governador;* João Dória;* na cidade de Marília.

Na ocasião o prefeito afirmou que Tupã já estava preparada para iniciar a vacinação e pediu apoio ao governador para agilizar o envio das vacinas. A solicitação foi atendida pelo governo estadual;* que encaminhou as primeiras 1.480 doses da vacina para Tupã.

Como a primeira etapa da vacinação é destinada aos profissionais da saúde que atuam no enfrentamento do coronavírus;* foram imunizados inicialmente 24 trabalhadores de vários setores diretamente ligados ao enfrentamento da Covid da Santa Casa e da rede básica de Saúde;* como médicos;* equipes de enfermagem;* fisioterapeutas;* setor de higienização e limpeza;* entre outros.

A primeira pessoa a ser imunizada contra o coronavírus em Tupã foi Francisca Damião dos Santos;* mais conhecida como “Dona Chica”;* 68 anos;* que há 33 anos trabalha na lavanderia da Santa Casa.

Dia de esperança

O início da vacinação contra a Covid em Tupã foi marcado por otimismo e esperança. Para o administrador da Santa Casa;* Laércio Garcia;* a aplicação da vacina representa uma luz de esperança após 11 meses de sofrimento e apreensão. Ele agradeceu à prefeitura pelo apoio à Santa Casa durante o todo o período de pandemia e parabenizou a equipe do hospital;* que apesar de todas as dificuldades;* não tem medido esforços para salvar vidas;* mesmo que tenham que colocar a própria saúde em risco.

Já o secretário municipal de Saúde;* Miguel Ângelo de Marchi lembrou que a pandemia abalou todas as estruturas sociais;* econômicas;* políticas e de educação em saúde e agradeceu o trabalho realizado pela Santa Casa desde o surgimento da doença e parabenizou os profissionais de saúde pela dedicação e heroísmo em lutar pela preservação da vida.

Ele também destacou a imunização será um trabalho gradativo e de longo prazo;* e que exigirá paciência e tolerância;* já que a vacinação atenderá os grupos prioritários definidos pelo governo federal;* de acordo com a disponibilidade de vacinas.

O secretário de Saúde também lembrou do médico infectologista Douglas Batista da Silva;* um dos principais nomes no combate à Covid e que faleceu no dia 5 de agosto do ano passado;* após contrair a doença.

O provedor da Santa Casa;* Claudinês Lucchi Arroyo;* falou em seguida;* parabenizando a prefeitura por conseguir agilizar o início da imunização e destacando a importância da vacina para garantir a saúde dos profissionais que estão mais suscetíveis à doença. “Com a vacina estamos dando um passo muito grande para podermos enfrentar a coronavírus com mais tranquilidade”.

Representando a Câmara Municipal;* o 1º secretário do Legislativo;* vereador Pastor Eliézer de Carvalho destacou que a vacina representa a esperança de erradicar a doença;* que já matou 62 pessoas em Tupã;* mais de 200 mil pessoas no Brasil e já contabiliza mais de 2 milhões de vítimas no mundo.

Ele também elogiou o empenho do prefeito Caio e do vice Renan;* que ao agilizar a vacinação mais uma vez colocaram Tupã a frente de cidades maiores e mais desenvolvidas;* como Bauru;* Araçatuba e Ourinhos;* entre outras;* que ainda não receberam as primeiras doses do imunizante. Além de Eliézer;* também estiveram presentes os vereadores Eduardo Shigueru;* Du do Serv Festa;* Paulo da Farmácia;* Renatinho da Garagem;* Antônio Brito;* Lucas Hatano;* Alexandre Scombatti;* Professora Cris Vicente;* Marcos Gasparetto e Ninha Fresneda.

O vice-prefeito Renan Pontelli lembrou o árduo trabalho que vem sendo realizado pela prefeitura desde o início da pandemia;* com objetivo de preservar vidas e ao mesmo tempo evitar o colapso não só da saúde;* mas também da economia tupãense. Ele também agradeceu o apoio dos vereadores e parabenizou a direção e os funcionários da Santa Casa e garantiu que independentemente dos conflitos políticos entre as esferas federal e estadual;* a prioridade do governo municipal continuará sendo a de salvar vidas.

Para o prefeito Caio Aoqui;* o início da vacinação contra a coronavírus representa um dia de esperança e uma oportunidade para que todos possam resgatar a certeza de que dias melhores estão por vir. “Hoje é um dia que marca a esperança de um dia que marca realmente a nossa vontade para poder fazer com que dias melhores aconteçam”.

Ele também destacou o apoio da Santa Casa;* da Câmara Municipal e dos demais setores da sociedade que tornaram Tupã várias vezes referência nas ações de combate à Covid e ressaltou a importância de agilizar a vacinação. “No que depender da administração municipal;* seja em parceria com a Santa Casa;* seja em parceria com o governo do estado ou governo federal;* o que estiver ao nosso alcance para poder fazer com que a nossa vida volte ao normal mais breve possível;* com certeza nós estaremos indo atrás”.

Caio encerrou parabenizando todos os profissionais que atuam no enfrentamento da doença e que há quase um ano têm se dedicado e colocado a vida em risco em prol do bem comum e pedindo um minuto de silêncio em homenagem ao médico infectologista Douglas Batista da Silva e às 61 vítimas da doença em Tupã.