Secretaria de Educação recebe doação de máscaras inclusivas - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Secretaria de Educação recebe doação de máscaras inclusivas

22 de Fevereiro de 2021 - INCLUSÃO

Por: Assessoria de Imprensa


Secretaria de Educação recebe doação de máscaras inclusivas

A Secretaria de Educação de Tupã recebeu da ONG Protegendo Vidas de São Paulo a doação de 15 máscaras inclusivas. O acessório possui uma tela de plástico que facilita a leitura labial, melhorando a comunicação para pessoas com deficiência auditiva.

Antonio dos Santos Ribeiro, de 9 anos, aluno do 4º ano da EMEIEF Governador Mario Covas, foi contemplado com uma máscara inclusiva. De acordo com Maria Cristiane dos Santos Ribeiro, mãe do Antonio, ele possui deficiência auditiva profunda e severa, e para participar das aulas remotas utiliza um aparelho auditivo de sistema FM.

Segundo Maria Cristiane, o uso das máscaras tradicionais tem dificultado muito a comunicação porque Antonio não domina a língua brasileira de sinais e depende bastante da leitura labial, com o visor de plástico, ele conseguirá entender melhor as professoras e a intérprete dele.

A diretora, Rosilene Ferreira da Silva Rabaldelli, disse que uma professora intérprete o acompanha desde a Educação Infantil, pois a Rede Municipal realiza um amplo trabalho de inclusão. Os alunos com deficiência frequentam a sala regular e também podem ser atendidos em uma das sete Salas de Recurso, voltadas às especificidades de cada criança.

A intérprete de Libras, Fabiana Abrantes de Araújo, explicou que a atenção do aluno surdo fica dividida entre a professora que está lecionando as aulas e a tradução. “A comunicação na língua brasileira de sinais depende muito da expressão facial e da oralidade. Por isso, as máscaras ajudam tanto”.

Leusia Flávia Pires Romano, representante de Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência afirmou que as máscaras inclusivas foram conquistadas por intermédio de Darci Quintino, membro do conselho e mãe de uma das costureiras da ONG Protegendo Vidas.

A ONG foi formada por 54 voluntárias que arrecadam itens de higiene; confeccionam protetores faciais de acrílico, tecido e de TNT; e, desde abril de 2020, já doaram mais de 53 mil itens de prevenção ao coronavírus.

A voluntária, Lisangela Quintino Motta, cursou Corte e Costura há mais de 25 anos, quando ainda morava em Tupã, ela fez a entrega dos itens e contou que uma fonoaudióloga apresentou a ideia de costurar máscaras inclusivas para tentar ajudar pacientes que passaram a manifestar sinais de irritação pelo prejuízo à comunicação gerado pelo uso das máscaras comuns.

“Passamos por alguns moldes até chegarmos nesse modelo de pregas. Nós retiramos o meio e fazemos o encaixe com o visor de plástico cristal. Percebemos que a técnica para desembaçar óculos com sabonete também funciona com o material usado na máscara. Durante algumas horas, a boca fica visível e recebemos de pais relatos de que ela tem melhorado muito a comunicação com os filhos”, informou Lisangela.

A inclusão é um dos pilares da boa educação. O Secretário de Educação, professor Valdir Berti, destacou que a Prefeitura de Tupã trabalha por uma escola democrática e que respeita as diferenças. Ele agradeceu o empenho das voluntárias da ONG Protegendo Vidas, dos membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, e ressaltou que a Prefeitura de Tupã está à disposição para manter essa parceria tão benéfica para as crianças.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Captura de escorpiões em Tupã
abrir vídeo +
Madrinhas do Outubro Rosa
abrir vídeo +
Esclarecendo dúvidas sobre o câncer
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99812-9447

Prefeitura Municipal de Tupã © 2021