Administração - Sexta-feira, 12 de Março de 2021

Prefeitura planta 860 mudas no Country Clube

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente replantou 860 mudas no Tupã Country Clube. A ação teve a finalidade de substituir algumas das 4 mil árvores que foram plantadas no local em setembro do ano passado;* mas morreram.

De acordo com o secretário responsável pela pasta;* José Rodrigues – Zé Vinagre;* foram selecionadas espécies nativas;* pois;* elas possuem características próprias para se desenvolverem em determinada região;* e quando inseridas no ecossistema apropriado crescem adequadamente;* mantendo a biodiversidade do local.

Foram plantados mongubas;* ipês-brancos;* jacarandás-mimoso;* pitangueiras-vermelhas;* paineiras;* ipês-rosa;* oitis;* paus-formiga;* canelinhas;* ingazeiros;* ipês-paraguaios;* patas-de-vaca-branca;* jabuticabeiras;* jatobás;* pinheiras;* pés de bacupari;* saboneteiras;* mangostões;* olhos-de-cabra;* canafístulas;* pés de colorau;* pés de amora;* pés de graviola;* grumixameiras;* ameixeiras;* lucenas;* aroeiras;* e um ingá amarelo.

“Aproveitamos o período das chuvas para realizar o plantio em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado junto ao Ministério Público em administrações anteriores. Em breve;* plantaremos outras 5 mil mudas na propriedade vizinha ao Country”;* informou o secretário.

O proprietário já assinou carta de anuência autorizando o projeto. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está aguardando a retirada do gado da área para iniciar o reflorestamento.

Zé Vinagre finalizou agradecendo todos os envolvidos nesse projeto. “Cumprimento a equipe do Viveiro Municipal; da poda de árvores; ao chefe de equipes de roçada e de tratoristas;* Hélio de Oliveira; ao engenheiro ambiental;* Guilherme Destro; a equipe de caminhoneiros;* chefiados pelo André Menchão; ao vereador Renatinho da Garagem que participou desde o início do plantio;* e sempre auxilia a Secretaria de meio Ambiente; ao prefeito Caio e ao vice-prefeito Renan pelo apoio demostrado”.

O prefeito Caio Aoqui elogiou o trabalho da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para fazer o replantio. E ressaltou que essa ação mostra que Tupã continua respeitando a lei municipal nº 4.638/2013;* preservando o espaço e demostrando consciência ambiental.

A lei nº 4.638/2013 disciplina a arborização urbana e prevê que a administração municipal pode promover a criação e manutenção de áreas verdes em espaços de domínio público;* praças;* vias ou logradouros;* canteiros centrais e terrenos da municipalidade; e determina aos moradores quais estratégias devem ser postas em prática em localidades privadas para atenuar os impactos decorrentes da urbanização.

O vice-prefeito Renan Pontelli também enfatizou o impacto positivo do replantio das mudas. “Todas as árvores selecionadas foram cultivadas no Viveiro Municipal;* e repostas na terça-feira (9). É uma quantidade expressiva de plantas;* e como estamos em período de chuvas temos certeza de que a maioria delas irá crescer”.

Renan comentou que por serem espécies frutíferas ocorrerá o processo de nucleação;* onde as frutas atraem pássaros que espelham as sementes;* aumentando a área verde da cidade.