Administração - Sexta-feira, 21 de Maio de 2021

Projeto Jovem Talento propõe atividade para discutir os tipos de violência

"

Um dos eixos de trabalho apresentados todos os anos aos participantes do projeto Jovem Talento de Tupã é a violência. Neste Maio Laranja;* o tema foi discutido com as crianças e adolescentes para eles saberem quais são as diferentes formas de abuso e exploração;* conheçam os mecanismos de proteção e canais de denúncia.

De acordo com a coordenadora do projeto;* Ana Cláudia Lavagnini;* os atendidos de 6 a 15 anos pesquisaram os vários tipos de violência e formularam uma cartilha;* sob a orientação dos técnicos. “O mês de maio foi escolhido para tratarmos deste assunto internamente;* com informações condizentes com cada faixa etária;* respondemos dúvidas frequentes;* e criamos espaços para desenhos para os mais jovens terem acesso mais facilmente”;* explicou Ana Cláudia.

A conselheira tutelar;* Fabiana Rossi;* foi convidada para conversar com os participantes do Jovem Talento sobre violência sexual. “É muito importante poder dialogar sobre o que configura abuso e exploração sexual diretamente com as crianças e adolescentes. Eles são as vítimas mais vulneráveis e precisamos empoderá-los e conscientizá-los para prevenção de novos casos”;* declarou.

As famílias dos atendidos agendaram um horário para retirada do material e também levaram para casa a cartilha da campanha Faça Bonito 2021. A Prefeitura de Tupã destaca que o conteúdo está disponível para acesso on-line e gratuito no site tupa.sp.gov.br/facabonito.

Para a secretária de Assistência Social;* Patrícia Fernandes;* um dos principais êxitos do material é a ludicidade. “As limitações impostas pela pandemia nos levaram a pensar o tema de modo simplificado e ampliado;* para que crianças e adultos consigam entender o que está descrito;* se conscientizando sobre questões fundamentais para nossa sociedade”;* declarou.

Casos suspeitos e situações de abuso e exploração podem ser denunciados pelo site da campanha;* ou ainda pelo Conselho Tutelar de Tupã (3491-2193/ 99771-2216);* Delegacia de Defesa da Mulher ou Polícia Civil (3496-2555/ 190);* CREAS (3491-5370);* e Disque Direitos Humanos (100). Todos os canais asseguram o anonimato para todos os envolvidos.

"