Meio Ambiente - Terça-feira, 10 de Agosto de 2021

Projeto Poesia nas Árvores leva poesias e pensamentos literários pela cidade

Tupã conta com inúmeras iniciativas que fomentam a cultura e levam conhecimentos sobre as artes para todos. Dentre essas iniciativas há o projeto “Poesia nas Árvores”;* da escritora Maria Célia;* que espalha placas em árvores plantadas em frente as residências do município com poesias de sua própria autoria.

Segundo a escritora;* o projeto;* criado em 2005;* nasceu da necessidade de espalhar poesias e pensamentos literários pela cidade que despertassem a sensibilidade;* a reflexão;* os sentimentos de amor e de respeito com o próximo.

“Sou poetisa assim como muitos poetas e escritores em nossa cidade. No entanto;* a maioria guarda seus trabalhos sem terem oportunidade de apresentá-los ao público;* e a publicação nem todos conseguem apoio;* pois é muito cara. Com esse projeto então;* busco dar oportunidade para que todos possam mostrar seus trabalhos”;* disse.

A escritora ainda acrescentou que os versos são escritos em placas;* que são colocadas nas árvores em frente as residências;* nas praças ou onde forem aceitas pela população.

“Tupã é ponto turístico para toda a região e acredito que possamos chamar a atenção dos visitantes até mesmo com iniciativas simples;* mas que podem fazer a diferença no dia a dia de quem está caminhando e se depara com as escritas e reflexões”;* contou.

O secretário municipal de Cultura;* Duda Gimenez;* parabenizou a escritora pela iniciativa e ressaltou que;* além de fomentar a cultura e incentivar o gosto pela poesia;* os artistas participantes podem aprender a cultivar a natureza.

“O incentivo às artes poéticas é de extrema importância;* visto que Tupã tem muitos artistas nesta área. Por isso;* gostaria de dar ênfase a este projeto da escritora Maria Célia;* que sempre está envolvida com iniciativas culturais de nossa cidade e tem grande bagagem cultural”;* agradeceu.

O prefeito Caio Aoqui também parabenizou a artista pelo projeto e convidou os munícipes para acompanharem os projetos da escritora e participarem. “Mesmo um projeto simples;* mas que já perdura por 16 anos;* conseguimos incentivar a cultura e o cultivo do meio ambiente. Parabéns à Maria Célia;* que com força de vontade e muito carinho pelo que faz envolve todos nós tupãenses”;* parabenizou.