Planejamento e Infraestrutura - Quarta-feira, 11 de Agosto de 2021

Prefeitura alerta para riscos de queimadas urbanas durante estiagem

"

O período de estiagem traz um alerta para incidência de queimadas urbanas no município. Atos irresponsáveis;* como soltar pontas de cigarro na rodovia ou queimar lixo causam estragos ambientais e consequentemente agravam problemas respiratórios.

O tenente Rodrigo dos Santos;* do Corpo de Bombeiros de Tupã;* declarou que a Defesa Civil emite alerta para incêndios durante todo período de outono e inverno. “Foram 209 ocorrências de incêndio em vegetação na área urbana atendidas pelo Corpo de Bombeiros de Tupã no período de 21 de março até 7 de agosto”;* informou.

A queimada urbana é crime passível de multa e prisão por colocar em risco pessoas e bens. De acordo com o decreto nº 6.821/2011 ela é proibida tanto na beira das estradas;* pois compromete a segurança dos motoristas;* quanto em terrenos baldios ou propriedades rurais.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente;* José Rodrigues – Zé Vinagre;* ressalta que com a estiagem a vegetação fica extremamente seca favorecendo a propagação do fogo. “Mantenha seu terreno ou propriedade rural capinada e livre de materiais infamáveis. Separe as plantações em barreiras;* pois as fagulhas podem se alastrar com o vento gerando grandes incêndios e provocando o empobrecimento do solo”.

Os munícipes podem denunciar queimadas irregulares para o Corpo de Bombeiros (193);* pelo site da Prefeitura de Tupã (www.tupa.sp.gov.br);* na Ouvidoria (0800 773 1600);* ou pelo telefone da Secretaria de Meio Ambiente (3496-3346).

Já o prefeito Caio Aoqui pediu conscientização da população em razão dos perigos das queimadas para a vida selvagem. “Os animais silvestres podem ser mortos pelas chamas;* ou ter seu habitat reduzido e essa falta de abrigo ou alimento gera um desequilíbrio ambiental”.

Caso o fogo na vegetação esteja próximo a sua residência;* comunique seus vizinhos;* acione os Bombeiros e mantenha uma distância segura. As medidas de prevenção contra incêndios devem ser intensificadas até outubro;* período de maior estiagem no estado de São Paulo.

"