Assuntos Jurídicos - Quinta-feira, 23 de Setembro de 2021

Prefeitura realizou tradicional homenagem póstuma a Luiz de Souza Leão

Em homenagem ao fundador de Tupã, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizou na manhã desta terça-feira (21), a tradicional homenagem póstuma a Luiz de Souza Leão, que neste ano completou 41 anos.

A solenidade, que ocorreu no Solar do fundador, teve a presença de autoridades municipais, familiares do homenageado e da gerente-geral do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, Tamimi Borsato.

O secretário municipal de Cultura, Duda Gimenez, contou que a homenagem deste ano foi singela, mas preparada com muito empenho para lembrar a memória do fundador. “Todos os anos realizamos a solenidade para reviver e lembrar quem foi Luiz de Souza Leão, e como suas conquistas fizeram de Tupã a cidade maravilhosa que é hoje para se viver”, disse.

Representando o prefeito Caio Aoqui e o vice-prefeito Renan Pontelli, o secretário municipal de Assuntos Jurídicos, João José Pinto, contou que a data é de extrema importância e que deve ser lembrada e comemorada por todos para lembrar do grande visionário que o fundador foi.

Tamimi Borsato ressaltou sobre a história do fundador e contou que o Museu Índia Vanuíre, para homenageá-lo, realizou inúmeras atividades disponíveis no Museu para todos, onde mostra a vida de Luiz de Souza Leão e todos os seus projetos e desejos para Tupã.

Representando o poder Legislativo, o presidente da Câmara Eduardo Edamitsu e os vereadores Israel Veloso – Tutu e Lucas Hatano, também estiveram presentes na solenidade para relembrar a trajetória do fundador da cidade.

Milene de Souza Leão Rodrigues, neta de Luiz de Souza Leão, também prestou homenagens ao avô, e contou que a história é um orgulho para toda a família, sendo que toda a caminhada do fundador serve de modelo para eles e toda a população de Tupã serem fortes diante dos desafios.

Tarcísio Vieira, representando o Conselho Municipal de Cultura, ressaltou o que foi realizado durante a solenidade e destacou que o plantio de uma muda, que já é tradição, representa a necessidade da preservação do meio ambiente e a importância da preservação da vida e história do fundador de Tupã.

Mesmo não podendo estar presente na solenidade, o prefeito Caio Aoqui não deixou de ressaltar a importância da data. “Este dia precisa ser preservado e relembrado por todos, já que todo o trabalho de Luiz de Souza Leão tornou Tupã a cidade que é hoje, nosso berço que nos acolhe diariamente e que é rica em belezas”, disse.

Renan Pontelli, vice-prefeito de Tupã, também disse o quão importante é lembrarmos das raízes da cidade. “Além de podermos conhecer a história desse grande visionário, temos o privilégio de mantermos o solar, que foi a sua residência e agora é o local de preservação da sua história e de Tupã”, lembrou.