Meio Ambiente - Quarta-feira, 29 de Setembro de 2021

Secretaria reuniu 25 podadores para esclarecer sobre métodos de poda

Na manhã da última terça-feira (28), a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, organizou uma reunião com todas as pessoas que trabalham com podas e extrações de árvores no município de Tupã. Na reunião, que teve a presença de cerca de 25 trabalhadores, incluindo pessoas de outras cidades, foi explicado sobre os métodos que configuram podas drásticas e como os podadores podem evita-los.

O engenheiro ambiental da Secretaria, Guilherme Destro, contou que um dos pontos abordados na reunião foi a parte técnica que deve ser adotada pelos podadores, e para isso foi exemplificado em fotos e vídeos podas que devem ser evitadas.

“Foram inúmeros exemplos que mostramos para deixar claro quais métodos não devem ser adotados pelos podadores, já que muitos não seguem os padrões legais quando são contratados para realizarem os serviços”, explicou.

O titular da Pasta, José Rodrigues – Zé Vinagre, ainda acrescentou que a reunião foi necessária para deixar claro que existe todo um processo que deve ser respeitado pelos trabalhadores e os munícipes que solicitam a poda de árvores ou extrações.

“Sem o laudo que autoriza a realização do serviço de poda e extração, os proprietários das residências serão multados. Por isso, ressaltamos que todos aqueles que precisam de orientação podem ligar na Secretaria pelo telefone (14) 3496-3346 para esclareceremos todas as dúvidas”, informou.

Zé Vinagre ainda enfatizou que as pessoas que trabalham ou pretendem trabalhar com poda de árvores devem estar credenciados pela Pasta, e para isso devem procurar a Secretaria para tirarem suas licenças.

“Além de estarem devidamente qualificados para realizarem o serviço, os podadores também devem apresentar licença. Desta forma, também pedimos para que a população, ao contratar um profissional, que peça a autorização emitida pelo Meio Ambiente e garanta assim um serviço de qualidade”, alertou.

O prefeito Caio Aoqui ainda informou que a Prefeitura, em parceria com o Sindicato Rural, abriu vagas para o curso de poda, que será realizado em outubro. “As inscrições já estão abertas pelo Sindicato e os interessados já podem se inscrever. No curso, que terá a participação da Secretaria, será aprofundada toda essa questão do que configura ou não poda drástica, e os alunos serão orientados sobre a legalidade do serviço”, disse.