Educação, Cultura e Esportes - Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021

Dia dos Professores é lembrando pelo Projeto Guri e a Prefeitura de Tupã

Professor conta sua trajetória no Guri e agradece felicitações em nome de todos os educadores de Tupã

Dia dos Professores é lembrando pelo Projeto Guri e a Prefeitura de Tupã

O Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro, possui um vasto grupo de educadores que contribuem todos os anos para a formação de crianças, adolescentes e jovens por meio da música. E para comemorar o Dia dos Professores (15) o Projeto conversou com o professor de percussão e sopro dos polos de Tupã e Quatá, Luiz Américo Bigeschi.

“Tenho 46 anos de idade e comecei a trabalhar com música aos 15 anos, auxiliando o também professor do Projeto Guri e maestro Gilson Roberto Gonçalves Pinto com a banda da cidade, e ensinado o que sabia a outras crianças. Trabalho como professor no Projeto Guri desde 2007 e ao longo desses anos vivi e vi muitas histórias de superação e transformação por meio da música”, comentou o educador.

Luiz, que faz parte dos quase 860 professores do Projeto, contou que hoje é formado em Processamento de Dados, mas que nunca chegou a enviar um currículo para essa área, pois a música e o ato de educar sempre foram suas paixões. E apesar de não ter seguido carreira na área tecnológica, recorreu aos seus conhecimentos e habilidades para seguir levando música aos seus alunos. Ele também contou que chegou a desenvolver um jogo para estimular os alunos a entenderem e gravarem o nome das notas de maneira simples, lúdica e com uma linguagem atual e diferenciada.

“Me sinto uma pessoa realizada. Quando comecei a dar aula, eu me deslumbrei com a educação e sou apaixonado por essa profissão. Pretendo continuar em sala de aula, me especializando e transformando vidas”, afirmou Luiz.

O secretário municipal de Cultura, Duda Gimenez parabenizou todos os professores do Projeto Guri e em especial o educador Luiz Américo Bigeschi por todos esses anos em que vem se empenhando para ensinar todos os jovens do Polo de Tupã.

“Todos nós temos algum professor de referência que nos lembramos com muito carinho, e com certeza esse professor tem o perfil do Luiz, uma pessoa dedicada e ama o que faz, fazendo com que seus alunos também se apaixonem pelo que estão aprendendo em sala de aula. Parabéns, Luiz e a todos os professores de Tupã, que diariamente se especializam para ensinar nossas crianças”, disse.

O secretário municipal de Educação, professor Valdir Berti, disse que o trabalho de cada professor faz a diferença, e estendeu seus cumprimentos aos professores de toda a Rede Municipal.

“Ser professor sempre foi um desafio diário e com a pandemia esse desafio se tornou ainda maior. Mas com todo o apoio necessário pudemos nos transformar para continuar levando atividades para as crianças. Como professor agradeço as felicitações e parabenizo cada educador por esse dia”, agradeceu.

O prefeito Caio Aoqui também parabenizou os professores de Tupã e ressaltou a importância de um bom educador na vida de uma criança. “Mais de 850 mil alunos já foram atendidos pelo Projeto Guri e puderam contar com o carinho e dedicação de profissionais capacitados, comprometidos que veem na música um instrumento de transformação. Por isso, junto à Instituição queremos celebrar o Dia dos Professores”, parabenizou.

O vice-prefeito Renan Pontelli também cumprimentou os professores pela data e ressaltou os agradecimentos por todo o trabalho desenvolvido por esses profissionais durante a pandemia.

“Não podemos nos esquecer dos inúmeros desafios diários que os professores precisaram enfrentar para continuar levando conhecimentos às crianças durante o período de isolamento. Por isso, reforço meus cumprimentos a todos esses profissionais que realizam trabalhos lindos”, ressaltou.