Educação, Cultura e Esportes - Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021

Tupã inicia projeto Feira Criativa ainda neste mês

Projeto levará artesãos e apresentações culturais às praças públicas

Tupã inicia projeto Feira Criativa ainda neste mês

Além do lançamento do novo edital de fomento à cultura, o Retoma Cultura, realizado neste sábado, foi marcado pelo anúncio de um novo projeto cultural: a Feira Criativa.

De acordo com a prefeitura, o novo projeto da Secretaria de Cultura será itinerante e acontecerá nas praças públicas, duas vezes por mês, sempre aos sábados. Ele foi criado com o objetivo de ajudar os artesãos, que forma um dos setores mais afetados pela pandemia, a expor e comercializar seu artesanato.

Como os quiosques da Praça da Bandeira estão interditados devido à obra de implantação da Alameda do Artesanato, a prefeitura decidiu incentivar os artesãos com a possibilidade de mostrar seus trabalhos em todas as regiões da cidade, ampliando assim as oportunidades de comercialização dos produtos.

Além de valorizar os artesãos, que receberão apoio e estrutura da prefeitura para poder incrementar sua renda, a Feira Criativa também abrirá espaço para os artistas da cidade, que poderão se apresentar em cada edição do projeto. A previsão é que o novo projeto seja iniciado já no próximo dia 6 de novembro, em local a ser definido.

Secretaria de Cultura apresenta ações realizadas na pandemia

Apesar das restrições impostas pela pandemia de Covid, com a suspensão dos atendimentos e eventos presenciais, a Secretaria Municipal de Cultura, continuou trabalhando para manter os serviços à população, além de manter o apoio aos artistas da cidade.

Durante a apresentação das ações do Retoma Cultura, que incluiu a abertura do novo edital de fomento à cultura e o lançamento do projeto Feira Criativa, a Secretaria de Cultura apresentou um balanço das ações realizadas durante a pandemia.

Uma das ações mais importantes realizadas pela prefeitura foi a abertura de quatro editais de fomento à cultura. No total a prefeitura destinou quase R$ 600 mil, beneficiando cerca de 400 artistas, que apesar da impossibilidade de se apresentarem puderam se manter graças ao apoio do poder público.

A Biblioteca Pública Municipal “Professor Tobias Rodrigues” também se reinventou durante a pandemia. Após ser obrigada a suspender suas atividades presenciais, a biblioteca retomou gradativamente os atendimentos dentro das possibilidades e adotando todas as medidas de cuidado à saúde dos usuários e servidores, através de novas formas de atendimento e empréstimos de livros, como agendamento prévio e drive-thru.

A Secretaria de Cultura também manteve vários programas, projetos e eventos. Um exemplo é o Circuito de Artes 2021 – Praças Digitais, que apresentou mais de 250 ações artísticas de forma inteiramente gratuita e on-line.

Outra ação que foi mantida foi o Ponto MIS, programa de formação e difusão cultural que através do sistema online oferece programação de filmes, oficinas, palestras, exposições e formação em gestão cultural, visando a formação de novos públicos para a cultura e para o cinema.

Considerado o maior programa sociocultural brasileiro, o Projeto Guri, também continuou promovendo o ensino coletivo da música em nosso município para crianças e adolescentes de 8 a 17 anos. Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo em parceria com a prefeitura de Tupã, o programa migrou para a plataforma digital oferecendo diversos cursos de iniciação musical incluindo Canto/Coral, Teclado, Guitarra, Contrabaixo Elétrico, Percussão, Saxofone, Flauta Transversal, Clarinete, Trompete, Trombone, Eufônio, Viola Caipira, Cavaquinho, Percussão, Violoncelo, Contrabaixo Acústico, Violino, Viola Erudita e Violão.

A Secretaria de Cultura aproveitou ainda a suspensão do atendimento presenciais para promover melhorias nos museus mantidos pela prefeitura, como o Museu “Janis Erdbergs”, também conhecido como Museu dos Pioneiros de Varpa; Museu do Tropeiro e o Solar Luiz de Souza Leão. Todos os museus municipais vão retomar visitação presencial no próximo dia 1º de dezembro.

Mesmo impossibilitada de se apresentar, a Orquestra Municipal “Maestro Júlio de Castro” continuou recebendo apoio da Secretaria de Cultura, que manteve o pagamento dos subsídios aos músicos.

A orquestra, que realiza em média 36 apresentações anuais, vem contribuindo para formação de plateia e divulgação da música instrumental. Com a liberação das atividades presenciais a big band tupãense já retomou as apresentações e voltou a realizar os ensaios abertos à população às segundas-feiras no Espaço Cultural “José Anselmo Filho - Zé Pretinho”, na Praça da Bandeira.