Desenvolvimento Social - Quinta-feira, 11 de Novembro de 2021

Pessoas de todas as idades podem receber a 2ª dose até sexta na FEPASA

Próxima etapa de imunização contra a covid-19 será nas Unidades de Saúde

Pessoas de todas as idades podem receber a 2ª dose até sexta na FEPASA

Tupã encerra nesta semana o sistema de drive-thru para vacinação contra a covid-19. Pessoas de todas as idades que precisam receber a segunda dose da CoronaVac, Oxford/ AstraZeneca ou Pfizer, poderão comparecer à tenda instalada na FEPASA até sexta-feira (12), das 8h às 16h.

Desde o início da semana, a Secretaria de Saúde já concluiu o esquema vacinal de 665 pessoas. A diretora de Departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha, destaca ser indispensável apresentar o CPF e o comprovante de recebimento da primeira dose.

“A partir da próxima terça-feira (16), a campanha será feita por agendamento nas Salas de Vacina dos postinhos. Nesta semana, as Unidades de Saúde estão agendando a dose extra dos idosos com mais de 68 anos e de profissionais de saúde, que tenham completado intervalo de 180 dias”, informou.

O novo sistema de imunização por agendamento é uma estratégia do município para atender a população que faltou no dia da segunda dose e principalmente para cadastrar aquelas pessoas que ainda não iniciaram o ciclo de vacinação. Além disso, com o controle no número de atendimentos, há maior aproveitamento dos frascos.

De acordo com o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, “as ampolas de imunizante são multidose, ou seja, podem atender mais de uma pessoa, no entanto, há um prazo de validade após abertos”. A CoronaVac pode ser utilizada em até 8 horas, já a AstraZeneca e a Pfizer em até 6 horas, e todas devem ser mantidas em condições assépticas e sob temperatura entre 2 graus e 8 graus.

Os frascos não esvaziados no prazo estipulado pelos fabricantes devem ser eliminados. Para não haver desperdício, os interessados em participar da campanha neste novo formato precisarão respeitar os agendamentos, e avisar as equipes da Atenção Básica caso não possam comparecer na data e horário marcados.

Para o prefeito Caio Aoqui, encerrar a fase de vacinações na FEPASA é um marco para o município, que até esta quarta-feira (10) atingiu 77,3% da população.

“É motivo de muita alegria saber que 53.743 tupãenses receberam a primeira dose; e desses, 50.997 concluíram o esquema vacinal; outros 6.145 foram contemplados com a dose de reforço e agora sentem-se mais seguros para retomar suas atividades. Superar esta pandemia parecia algo distante, mas graças a vacina estamos voltando à normalidade, o cuidado continua, mas com a esperança renovada”, finalizou o prefeito Caio.