Saúde - Segunda-feira, 29 de Novembro de 2021

Tupã agenda testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis

Ações de prevenção serão intensificadas durante Campanha Dezembro Vermelho

O planejamento das ações para prevenção e assistência contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) da Campanha Dezembro Vermelho de Tupã já começou. A população poderá agendar por telefone testes rápidos para HIV e Sífilis, em horários alternativos.

Conforme a coordenadora do Programa Municipal de IST/AIDS, Anaille Michelotti, haverá intensificação na rotina de testes na semana de 1º a 7 de dezembro. “Neste ano, os exames poderão ser agendados com o Ambulatório de ISTs, com o Centro de Saúde I e com o PAS Dr. Edmundo Vieira Prado. Facilitando o acesso com reserva de horários e descentralizando o serviço”.

No dia 1º/12, o Centro de Saúde dr. Walter Pimentel terá expediente em horário estendido, das 17h às 21h, mas os agendamentos já estão liberados das 8h às 10h, na própria Unidade, Avenida Tapuias – 530, ou pelo telefone 3496-5840.

O agendamento com o Ambulatório de Moléstias Infecciosas pode ser feito das 7h às 11h30, ou das 12h30 às 16h30, ligando para 3491-5640, ou presencialmente na Rua Nhambiquaras – 432. No sábado (4/12), a unidade oferecerá atendimento especial das 7h às 14h.

A terceira Unidade participante da Campanha Dezembro Vermelho é o PAS dr. Edmundo Vieira Prado, na Avenida Tancredo Neves, S/N, o horário de agendamentos é das 8h às 12h e das 14h às 16h. Telefones de contato: 3441-1151/ 3441-1801 / 3441-4899. Na segunda-feira (6/12), as equipes atenderão até às 21h.

A diretora de departamento em Departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha, informa ainda que a campanha é uma parceria com o Fique Sabendo, da Secretaria de Estado da Saúde. “A implantação da testagem rápida para HIV e Sífilis em outros espaços contribui para a sensibilização da sociedade pela prevenção de doenças sexualmente contagiosas, e incentiva a população a realizar os testes”.

Assegurar os direitos da pessoa infectada pelo HIV também é um dos objetivos da mobilização anual. O secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi informa que quanto mais precoce for o diagnóstico, mais eficaz será o tratamento para que o indivíduo não desenvolva a doença.

“Todas as pessoas que tiveram relações sexuais desprotegidas precisam realizar a testagem. Pois, para evitar contrair o HIV é essencial usar preservativos, inclusive para sexo oral ou anal”, finalizou.