Saúde - Quinta-feira, 13 de Janeiro de 2022

Agendamento da 3ª dose dever ser feito nas Unidades de Saúde

População deve se atentar ao intervalo exigido para cada dose

Agendamento da 3ª dose dever ser feito nas Unidades de Saúde

A vacinação contra a covid-19 continua em Tupã e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça que o agendamento da dose adicional deve ser realizado exclusivamente nas Unidades de Saúde do município e dos distritos de Parnaso, Universo e Varpa.

A Pasta ainda alerta que para o agendamento os munícipes precisam se atentar aos intervalos que devem ser respeitados de uma dose para outra. Para as pessoas que se imunizaram com a 1ª e 2ª dose da Pfizer, Oxford/AstraZeneca ou CoronaVac, estes devem aguardar 4 meses para receberem a dose de reforço. Já os que se imunizaram com a dose da Janssen, é recomendado receber o reforço passados 2 meses da vacinação, em caso de adultos imunossuprimidos a 2ª dose tem prazo mínimo de 28 dias.

“O sistema de drive-thru, adotado pela Prefeitura para facilitar a vacinação dos grupos prioritários, foi encerrado, visto que a vacinação atingiu grande porcentagem da população e já mostra resultados extremamente positivos. Por isso, reforçamos a necessidade de todos serem responsáveis e procurarem suas Unidades de Saúde para agendarem suas vacinas, incluindo as pessoas que ainda não se imunizaram, nem mesmo com a 1ª dose das vacinas contra a covid-19”, explicou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha.

Para agendar uma data para a aplicação da dose imunizante é preciso ir até a Unidade de Saúde mais próxima, portanto RG, CPF e o comprovante da campanha contra a covid-19.

“Ressaltamos a importância de todos avisarem a Unidade de Saúde caso não consigam ir no dia e horário agendados, para que as equipes possam tentar antecipar a dose imunizante de outras pessoas, e assim não perder o conteúdo dos frascos já abertos”, explicou ainda a diretora.

O vice-prefeito Renan Pontelli acrescentou que, mesmo com a eficácia da vacinação da população, os cuidados devem permanecer. “Ainda estamos passando pela pandemia e precisamos nos cuidar e cuidar de quem amamos. Por isso, vamos continuar lutando contra essa doença e tomando os devidos cuidados para evitar novas contaminações”, pediu.

O prefeito Caio Aoqui também solicitou a colaboração da população, e reforçou o pedido para aqueles que ainda não se vacinaram, para que procurem as Unidades de Saúde e agendem um horário.

“Em Tupã mais de 18 mil pessoas já concluíram seus esquemas vacinas com a 3ª dose das vacinas, e ainda temos um longo caminho a ser percorrido para que todos se imunizem e contamos com a colaboração de cada um. Vamos vencer essa doença”, disse.