Saúde - Quinta-feira, 20 de Janeiro de 2022

Imunossuprimidos podem receber 4ª dose de vacina a partir de 31 de janeiro

Esquema de três doses precisa ter sido completado há pelo menos quatro meses

Imunossuprimidos podem receber 4ª dose de vacina a partir de 31 de janeiro

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a quarta dose de vacina contra a covid-19, preconizada pelo Ministério da Saúde para imunossuprimidos, começará a ser aplicada em 31 de janeiro no município. A oferta de duas doses de reforço para maiores de 18 anos com imunidade comprometida visa reduzir a ocorrência de casos graves neste público, e os óbitos pela doença.

A vacinação será na FEPASA, das 8h às 11h e da 13h às 16h. O grupo apto a quarta dose precisa apresentar CPF, comprovante de vacinação, declaração médica para o alto grau de imunossupressão e ter completado o esquema primário de três doses, ou seja, recebido a última dose, pelo menos, quatro meses atrás.

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), a imunossupressão inclui:

I - Imunodeficiência primária grave.

II - Quimioterapia para câncer.

III - Transplantados de órgão sólido ou de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras.

IV - Pessoas vivendo com HIV/AIDS

V - Uso de corticoides em doses ≥ 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥ 14 dias.

VI - Uso de drogas modificadoras da resposta imune.

VII - Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias.

VIII - Pacientes em hemodiálise.

IX - Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

As doses de reforço são essenciais diante do surgimento de novas variantes do vírus Sars-Cov-2, e podem ser necessárias em decorrência da redução na resposta imune observada pelos fabricantes das vacinas.