Saúde - Terça-feira, 25 de Janeiro de 2022

Pais devem providenciar documentação para vacinação de crianças

Tupã imunizará menores de 5 a 11 anos sem comorbidades ainda nesta semana

Pais devem providenciar documentação para vacinação de crianças

A vacinação do público alvo de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência continua no município. Nesta semana, a Prefeitura de Tupã iniciará a campanha voltada às crianças sem condições de risco, e para que a ação ocorra com maior agilidade e segurança, os pais ou responsáveis devem providenciar a documentação.

O Governo do Estado de São Paulo disponibiliza versões digitais dos comprovantes de vacinação contra a covid-19, que podem ser acessados por aplicativos de celular com o número do CPF, por isso, é necessário emitir o documento da criança. De acordo com o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, apenas os nascidos após 2015 tem o CPF incluído automaticamente na Certidão de Nascimento.

“Futuramente, muitos estabelecimentos poderão exigir o comprovante de vacinação, se for possível consultar o documento on-line, será muito mais prático”.

Para emitir a primeira via do CPF gratuitamente, é necessário agendar data e horário pelos canais digitais do portal www.poupatempo.sp.gov.br, no aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento. Depois, basta levar o menor de idade ao Poupatempo com o documento dele de identidade com foto, Certidão de Nascimento original e cópia.

Crianças com deficiência ou comorbidades precisam de um laudo médico que ateste a condições de risco. O médico destaca ainda que a imunização de crianças está prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/ 1990), e deve ser feita quando recomendada pelas autoridades de saúde.

A diretora de Departamento de Atenção Básica, Simone Veronez Bauer, ressalta que no Brasil, 1.400 crianças de 0 a 11 anos morreram em decorrência da Covid-19. “Vacinar as crianças um passo importante para reduzir a transmissão do vírus. Além de proteger o público de 5 a 11 anos, podemos diminuir o número de casos graves e impedir o avanço da pandemia”.

Outro documento necessário para imunizar menores de idade é o Temo de Assentimento. Os responsáveis legais deverão assiná-lo apenas se não puderem acompanhar a criança no dia da vacinação, assegurando, por escrito, que a ação está autorizada.

Após a aplicação da dose, as crianças receberão o Comprovante de Vacinação Contra a Covid-19, e um Certificado de Coragem, criado para incentivar a participação na campanha e marcar a data como uma demonstração de força dos pequenos ao enfrentarem as temidas seringa e agulha.